Enfermeira recebe prêmio do Congresso Estadual de Secretarias Saúde

Aruska Magalhães ficou em primeiro lugar na etapa “Mostra Brasil Aqui Tem SUS”

28.04.2023

Evento aconteceu em Piranhas, no Sertão de Alagoas.

Entre os 177 trabalhos inscritos no estado de Alagoas, a enfermeira Aruska Magalhães, do município de Arapiraca, conquistou o primeiro lugar na premiação do Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-AL). A premiação, que é iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), aconteceu em Piranhas, no Sertão de Alagoas.

Com o título “Incríveis Avanços no SUS- Planejamento Reprodutivo com Inserção do DIU em Mulheres Vivendo com HIV”, a experiência exitosa vai para etapa nacional da “Mostra Alagoas Aqui Tem SUS”, que acontece em julho no estado de Goiás.

Projeto possibilita o acesso das mulheres com HIV à consulta ginecológica de Enfermagem

O projeto possibilita o acesso das mulheres com HIV à consulta ginecológica de Enfermagem, além de oferecer a inserção de DIU, tornando esse o único serviço do estado a oferecer essa opção. A iniciativa é um exemplo de como a Enfermagem pode fazer a diferença na promoção da saúde e do bem-estar dos pacientes.

O projeto – Em 2022, a enfermeira Aruska Magalhães participou do curso de Enfermagem ginecológica com ênfase na saúde sexual e reprodutiva e inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino), organizado e idealizado pelo Coren-AL, em parceria e com financiamento do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Ela aplicou o conhecimento no seu setor de trabalho, o CTA/SAE (Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Assistência Especializada), que atende pessoas em tratamento de HIV.

Com o apoio do prefeito do município, Luciano Barbosa, e da secretária de Saúde, Jaqueline Barbosa, Aruska seguiu o atendimento, após a capacitação, com o uso dos kits instrumentais modernos.

“Pouco mais de um ano da formação já atingimos a meta de 70 inserções de DIU, sempre com o foco principal que são as mulheres que vivem com HIV. E agora mesmo estando em um prédio adaptado, recebemos um prédio novíssimo e muito bem estruturado, com uma sala especial da Consulta Ginecológica de Enfermagem”, destacou a enfermeira premiada.

Para o presidente do Coren-AL, Renné Costa, essa é a prova que a Enfermagem capacitada pode ir longe. “Essa é uma Enfermagem nova fazendo práticas avançadas e isso tem emancipado não só a nossa profissão, mas principalmente mulheres e famílias. Esse é o Coren Alagoas garantindo aprimoramento da Enfermagem em parceria com o Cofen. Estamos avançando cada dia mais em busca de dias melhores para a Enfermagem de Alagoas e do Brasil”, afirmou Renné.

O objetivo do curso é incluir a Enfermagem no fluxo de atendimento de saúde reprodutiva, através do Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo acessibilidade a todos os métodos contraceptivos a homens, mulheres e famílias. Dessa forma, contribuindo na redução das mortalidades materna, infantil, durante a gravidez na adolescência, além de evitar também o abortamento inseguro.

“Seguimos o protocolo do Ministério da Saúde, não só para inserção do DIU, mas também para classificação dessas mulheres estarem aptas. A grande maioria já está com a carga viral controlada, não detectada, e por isso não teriam o critério de serem excluídas do DIU. Nós demos uma grande guinada na saúde sexual e reprodutiva dessas mulheres. Esse projeto veio como diferencial, como grande chave para abrir novos horizontes”, explicou Aruska.

A enfermeira – Aruska é enfermeira desde 2002, pela Universidade Federal da Paraíba, e recentemente foi aprovada no doutorado de Ciências da Saúde, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde vai dar continuidade à pesquisa com mulheres com HIV “Tenho certeza que o Coren Alagoas fez uma grande diferença nesse contexto, com as questões sociais e nas lutas com a categoria. A Enfermagem qualificada é capaz de mudar a história do SUS”, destacou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais