Enfermeiro tem projeto de enfrentamento a mortalidade materna e infantil premiado em Minas Gerais

Equipe conseguiu zerar o número de mortes materna/puerperal, neonatal e de crianças menores de um ano na região

05.10.2023

Projeto recebeu premiação e reconhecimento do Ministério Público

Quilômetros de distância, estrada de chão, nada disso importa quando o assunto é a qualidade da assistência para mamães e bebês da zona rural do município de Teófilo Otoni. Com o objetivo de ampliar o acesso ao pré-natal de gestantes de mais de 10 comunidades, duas delas quilombolas, o enfermeiro da Estratégia Saúde da Família, Jorge Guedes encabeçou uma equipe que conseguiu zerar, após trabalho desenvolvido de fevereiro de 2020 a abril de 2023, o número de mortes materna/puerperal, neonatal e de crianças menores de um ano na região localizada nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Com o suporte da Comissão de Apoio Técnico Regional do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG), o projeto do enfermeiro Jorge Guedes foi reconhecido pelo Ministério Público de Minas Gerais, com a entrega do Prêmio Mellyssa, que busca identificar, reconhecer, valorizar, divulgar e disseminar ações que visem o enfrentamento à mortalidade materna e infantil no estado. O projeto contou também com o apoio dos profissionais Edeilde Leal, Gabriela Nunes, Lucas Tavares e Rodolfo Fernandes, além da participação da professora do curso de Enfermagem da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri, Helisamara Mota e da vice-presidente do Coren-MG, Maria do Socorro Pacheco.

Coren-MG prestou apoio à iniciativa

Jorge ganhou o primeiro lugar pela boa prática na atenção à saúde materna e infantil na zona rural do Vale de Jequitinhonha. Dos 70 projetos que concorreram ao Prêmio Mellyssa, 10 foram premiados.

Entenda o projeto – Com o objetivo de acompanhar as gestantes que moram na zona rural, em locais que variam entre 30 km de asfalto e até 70 km de estrada de chão, Jorge pega a estrada diariamente para visitar as gestantes em dez comunidades, além das comunidades quilombolas de São Julião 2 e Roxos. Os resultados deste trabalho são inquestionáveis: nenhuma ocorrência de morte materna/puerperal, neonatal e de crianças menores de um ano desde que foi iniciado, em 2020.

A cerimônia de entrega do Prêmio Mellyssa foi presidida pelo procurador-geral de Minas Gerais, Jarbas Soares e contou com a presença do vice-governador do estado, professor Mateus Simões e do secretário de saúde de Minas, Fábio Baccheretti.

Fonte: Coren-MG

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais