Enfermeiros brasileiros participam do 23º Congresso de Estomaterapia, na Escócia

Foram apresentados diversos trabalhos, evidenciando a relevância da produção científica e o engajamento dos profissionais de enfermagem do Brasil no cenário internacional

15.10.2024

Grupo de pessoas segurando a bandeira do Brasil em um evento internacional
Congresso reforçou a importância do aprimoramento contínuo no manejo de estomas, feridas e continência

A participação de enfermeiros brasileiros foi destaque no 23º Congresso Bienal do Conselho Mundial de Estomaterapia (WCET), realizado em conjunto com a Associação de Enfermeiros de Cuidados de Estoma do Reino Unido (ASCN UK). O evento ocorreu entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, em Glasgow, na Escócia, e reuniu profissionais de mais de 60 países.

Com o tema “Tecendo cultura e experiência para oferecer o melhor atendimento ao paciente”, o congresso reforçou a importância do aprimoramento contínuo no manejo de estomas, feridas e continência, capacitando os profissionais para prestar um atendimento de excelência. O evento contou com a aprovação de 25 pôsteres brasileiros e diversas apresentações orais, mostrando o engajamento dos enfermeiros do Brasil.

A enfermeira estomaterapeuta Sandra Marina, conselheira do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) e delegada internacional da Associação Brasileira de Estomaterapia (Sobest), marcou presença no evento. Ela destaca que o congresso se consolida como uma plataforma essencial para o intercâmbio de conhecimentos e a promoção da prática profissional. Além disso, oferece a oportunidade de estabelecer conexões com profissionais influentes da área, capacitando-os a prestar um atendimento ainda mais especializado e qualificado.

“Essa é mais uma oportunidade de reafirmar a posição de liderança do Brasil no cenário global da estomaterapia, fortalecendo laços com especialistas e impulsionando a troca de saberes, o que resulta em um atendimento ainda melhor para os pacientes”, concluiu Sandra Marina.

No evento, foram expostos 25 pôsteres brasileiros, representando 25% do total de pôsteres apresentados, com destaque para os trabalhos das professoras Manoela Mendonça, do Ceará, e Marília Valença, de Pernambuco, premiadas na cerimônia de encerramento. Além disso, foram apresentados 17 trabalhos orais de enfermeiros brasileiros, evidenciando a relevância da produção científica e o engajamento dos profissionais de Enfermagem do Brasil no cenário internacional.

O estado do Piauí apresentou 12 pôsteres e duas comunicações orais, enquanto o Ceará participou com oito pôsteres. O Rio Grande do Sul com 10 pôsteres e duas comunicações orais, sendo uma delas em parceria com São Paulo, que se sobressaiu com 10 comunicações orais. Pernambuco contribuiu com três pôsteres e três comunicações orais, e o Paraná apresentou quatro pôsteres. Por fim, Brasília e o Rio Grande do Norte participaram com um pôster cada.

O congresso contou com a participação da presidente Sônia Dantas e da vice-presidente da Sobest, Silvia Jorge. A professora Vera Santos, pesquisadora da USP, precursora da estomaterapia no Brasil e diretora de Relações Internacionais da Sobest, atuou como conferencista e coordenadora de mesas. A professora Angela Boccara, além de palestrante, assumiu a posição de diretora do Comitê de Educação do Conselho Mundial de Estomaterapia.

 

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais