Ensino a distância é tema de Reunião Plenária em SC

Rosali Ohl, representante do Cofen, apresentou o panorama do EaD no Brasil e no estado, destacando os impactos do ensino nesta modalidade

24.08.2017

Participantes durante a Reunião Plenária do Coren-SC

Na manhã desta quarta-feira (23/8), em Joinville (SC), aconteceu a Reunião Extraordinária de Plenária do Conselho Regional de Santa Catarina (Coren-SC). O encontro contou com a presença dos conselheiros regionais e uma abordagem sobre o Ensino a Distância em Enfermagem.

Na abertura, a presidente do Coren-SC, Helga Bresciani destacou que a Enfermagem é a tradução da arte de cuidar e qualquer mudança qualitativa precisa ocorrer na união de esforços com responsabilidade e ética. “Há uma preocupação muito grande com o aumento das escolas com ensino a distância. Temos muito que lutar pela qualidade, pela formação responsável e ética, para melhorar ambientes de trabalho e questões salariais, entre outras questões”, disse.

Representante do Cofen, enfermeira Rosali Ohl

Convidada para tratar do tema, a representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), enfermeira Rosali Ohl, membro da Câmara Técnica de Educação e Pesquisa – CTEP/Cofen e da Comissão Cofen-MEC, apresentou o panorama da formação e da profissão no Brasil. Acrescentou, também, o cenário no estado e os impactos do ensino EaD, destacando as ações do Cofen para evitar a proliferação da modalidade desde 2010. “O uso da tecnologia não pode sobrepor as questões relacionais”, afirmou Rosali que, atualmente, é professora associada da Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo – EPE/UNIFESP. Finalizou que é fundamental a preocupação com a formação para garantir a qualidade da assistência. “A questão é complexa e pode levar à má formação. Um dos resultados pode ser o advento de erros e danos por imperícia, negligência e imprudência serão maiores”, relatou.

Ao final da explanação, foi aberto um espaço para debate entre os presentes, com participação de coordenadores de cursos de Enfermagem, representante da Secretaria Municipal de Saúde de Joinville, além de estudantes que participaram da reunião.

A minuta do Parecer 22/2017, que mostra o impacto da formação 100% EaD na Enfermagem, foi aprovada durante a reunião. O documento, elaborado pela Câmara Técnica de Educação e Legislação Profissional do Coren-SC será publicado em breve.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais