Escola Superior de Redes abre novos cursos gratuitos em Saúde Digital

Instituição vinculada à Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), a Escola Superior de Redes (ESR) oferta cursos de capacitação para profissionais de saúde. As aulas são ofertadas de forma virtual e sem custos.

20.03.2025

O objetivo dos cursos em Saúde Digital é contribuir para o desenvolvimento de competências à adoção ética e ao uso responsável das tecnologias digitais, nos desafios de transformação digital no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa pretende capacitar profissionais de saúde, profissionais de tecnologia da informação e comunicação, gestores e membros da comunidade da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE).

Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a jornada de conhecimento em saúde digital está disponível desde o dia 14 de março de 2025. 

Com exemplos de sucesso e tecnologias usadas no mundo, a formação Transformação Digital em Saúde: Dos conceitos à prática discute, entre outros temas, a telessaúde no Brasil, abordando os desafios no engajamento digital dos pacientes. Os alunos terão ainda a oportunidade de observar a evolução e impacto das tecnologias na saúde, análise da segurança da informação, privacidade de dados de saúde e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

O curso em formato microlearning Saúde e Tecnologia: Caminhos para o Futuro Digital apresenta os caminhos e requisitos para Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) e adoção de tecnologias no SUS. As aulas contemplam também as redes de apoio e colaboração, como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a RUTE, essenciais para a integração das tecnologias no setor.

Cristina Shimoda, coordenadora-geral de Transformação Digital da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Transformação Digital do MCTI, destaca a importância da iniciativa para o setor. “Para o MCTI, a capacitação é essencial para fomentar o desenvolvimento e a transformação digital em setores estratégicos, como a saúde. A primeira oferta do PAP-SD ocorreu em 2022 e foi importante para disseminar conceitos de saúde digital entre os profissionais da saúde, independentemente de treinamentos de soluções comerciais proprietárias”, afirma.

Fonte: Ascom/Cofen com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais