Especialistas discutem perspectivas na atuação em urgência e emergência

Debate teve como foco a produção de práticas avançadas de Enfermagem

20.10.2016

urgencia-e-emergencia
Mesa redonda ampliou debate sobre urgência e emergência e parametrização de práticas avanaçadas na Enfermagem

A Comissão Nacional de Urgência e Emergência do Cofen apresentou, em mesa-redonda no 19º CBCENF, novas perspectivas de atuação na área. O debate, realizado quinta-feira (20), teve como foco as sistematização de práticas avançadas de Enfermagem e discussões sobre parametrização do Suporte Intermediário de Vida – SIV.

Marisa Malvestio, consultora técnica da Coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, destacou os motivos para a implantação de práticas avançadas de Enfermagem. Entre eles estão a necessidade de reduzir a espera pelo cuidado, a diminuição de custos e a incorporação de tecnologia ao trabalho do profissional de enfermagem. Segundo Maria, a implementação destas práticas torna-se essencial já que “a urgência é o lugar mais sensível da atenção em saúde”.

Em sua palestra, o major do corpo de bombeiros Gilson Hanszman apresentou dados de atendimentos de urgência e emergência da corporação no Rio de Janeiro. Marcos Aurélio Fonseca e Sergio Martuchi trouxeram para o público casos clínicos em que a prática avançada de enfermagem é aplicada de forma a melhorar o fluxo de trabalho dos profissionais.

A comissão nacional foi estabelecida em maio, a partir de Grupo de Trabalho em atuação no Coren-SP, com convite a especialistas de outras regiões do Brasil, de modo a refletir a realidade da Urgência e Emergência no país. Integram a comissão os enfermeiros Sérgio Martuchi (SP), Eduardo Fernando de Souza (SP), Gilson Hanszman (RJ), Marcos Aurélio Fonseca (SE), Marisa Malvestio (SP), Luciano Silva (Cofen), João Carlos da Silva (RS).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais