Estudo sobre consultas de Enfermagem na APS traz recomendações para a prática clínica de enfermeiros

Recomendações com foco em competências e roteiro de atendimento em cinco linhas de cuidado faz parte do programa Profen, que visa estimular a pesquisa, o desenvolvimento científico da área e a melhoria da qualidade da assistência ao paciente

29.10.2024

Está disponível na multiplataforma CofenPlay o estudo Consultas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde: Recomendações para a Prática Clínica do Enfermeiro. O documento é resultado de cinco dissertações de mestrado profissional em Enfermagem, apresentadas à Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Estas dissertações compõem um projeto matriz, financiado pelo edital de 2019 do Programa Profen, uma parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa estimular a pesquisa, o desenvolvimento científico da área e a melhoria da qualidade da assistência ao paciente.

No primeiro capítulo, é apresentada uma matriz de competências para apoiar enfermeiros na realização de consultas de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS). As recomendações estão estruturadas em três eixos — Universidades, Gestores de Saúde e Prática Profissional —, com orientações específicas para enfermeiros generalistas atuantes na APS e diretrizes que apoiam discussões e o desenvolvimento do papel de enfermeiros de práticas avançadas no Brasil.

Na sequência, o documento apresenta, em formato de roteiro, pontos-chave para a realização de consultas de Enfermagem na APS em cinco linhas de cuidado: saúde da mulher, atenção aos eventos agudos, saúde mental, saúde da criança e saúde da pessoa idosa.

O Profen visa a qualificação avançada de recursos humanos e o incentivo ao desenvolvimento de pesquisas tecnológicas nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Enfermagem, modalidade profissional com foco na aplicação prática dos resultados.

Em agosto, o Cofen firmou um novo Acordo de Cooperação Técnica para o lançamento de mais um edital do Profen, com previsão de lançamento do primeiro edital para o primeiro semestre de 2025. O novo programa, que será executado ao longo de cinco anos, incluirá três editais para selecionar Programas de Mestrado e Doutorado Profissional em Enfermagem no Brasil.

Entre as novidades estão a inclusão de vagas para doutorado profissional em Enfermagem, a destinação de verbas para aquisição de softwares de análise de dados, notebooks e outras demandas, conforme as normas da CAPES, além da criação de vagas para enfermeiros atuantes em regiões de fronteira (Mercosul) e a atualização dos valores de custeio por aluno.

O Profen prevê a formação, nos próximos cinco anos, de 420 enfermeiros mestres e 80 enfermeiros doutores em Enfermagem. Esses profissionais, que possuem vínculo empregatício em redes de saúde municipais, estaduais, federais e em instituições privadas e filantrópicas prestadoras de serviço ao SUS, terão suas vagas integralmente financiadas pelo Cofen.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais