Exame de suficiência é destaque do boletim “A gente ama Enfermagem”

Acompanhe as principais notícias da profissão no boletim mensal do Cofen

24.05.2016

aba cabecario

11ª edição – 04/2016

O Projeto de Lei que institui o exame de suficiência para futuros profissionais de Enfermagem é destaque da 11ª edição do nosso boletim informativo. A defesa do ensino presencial e de qualidade é um compromisso da gestão do Cofen, que considera o exame um instrumento adicional para melhoria da formação profissional.

Acompanhe, ainda, o debate sobre atualização no cálculo de dimensionamento profissional, o andamento das audiências públicas sobre EaD em Enfermagem, a abertura das inscrições para o 19º CBCENF e outras notícias da profissão que amamos.

 

aba em destaqueProjeto de Lei cria exame de suficiência para Enfermagem

Futuros profissionais de Deputado-Lucio-Vieira-Lima-1-300x196Enfermagem deverão demonstrar, em exame obrigatório de suficiência, os conhecimentos básicos fundamentais para o exercício da profissão. É o que estabelece o Projeto de Lei 4930/2016, apresentado pelo deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) com apoio do Conselho Federal de Enfermagem. “A medida visa melhorar a qualidade da assistência de Enfermagem prestada a população brasileira, combatendo o ensino de má qualidade”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

A aprovação em Exame de Suficiência como requisito obrigatório para o exercício da Enfermagem contribui para a melhoria da assistência e a valorização da profissão, evitando erros causados por deficiências de formação. A proliferação desordenada de cursos de qualidade duvidosa na área da Enfermagem também contribui para a saturação do mercado de trabalho, com desemprego aberto e rebaixamento salarial. Saiba Mais

 

Estão abertas as inscraba noticiasições do 19º CBCENF

Já estão abertas as inscrições para o 19º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem . Com o tema “Inovação e Tecnologia em Enfermagem: Avanços para a Profissão”, o congresso será realizado de 18 a 21 de outubro, em Cuiabá/MT. Acesse o site do 19º CBCENF, inscreva-se e participe do maior evento anual da área de Saúde na América Latina.

Cofen debate alteração nos parâmetros de dimensionamento profissional

O Cofen debateu com gestores e coordenadores de fiscalização proposta de alteração na Resolução Cofen 293/2004, que estabelece parâmetros para o dimensionamento de pessoal. A discussão contribui para aperfeiçoar a nova metodologia de cálculo de pessoal da Enfermagem. Ainda em fase de desenvolvimento, a proposta considera o tempo de realização de diversos procedimentos.

Renovação de carteira profissionais será gratuita a partir de 2017

O Cofen aprovou, na 475ª reunião ordinária de plenário, a gratuidade do serviço de emissão de nova carteira profissional a partir de 1º de janeiro de 2017. Em 2016, a possibilidade de isenção poderá ser deliberada pelos regionais, conforme sua situação financeira. Saiba mais.

 

7º Seminário Administrativo qualifica gestores do Sistema Cofen/Conselho Regionais

Com palestras sobre administração pública, aspectos legais, orçamentários e de gestão, o 7º Seminário Administrativo do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, realizado em Teresina, reuniu de 300 participantes, contribuindo para a qualificação e integração do sistema Cofen/Conselhos Regionais. Saiba mais.

Cofen e Conselhos Regionais criam força-tarefa para minimizar impacto de sentença

Os conselhos deliberaram, por unanimidade, no 7º Seminário Administrativo, pela criação de uma força-tarefa para buscar a modulação da sentença que determina a nulidade dos contratos de trabalho firmados por meio de processos seletivos simplificados após a Constituição de 1988. A execução imediata da sentença atingiria diretamente mais de 300 famílias de funcionários, afetando o funcionamento dos conselhos e prejudicando o atendimento aos profissionais de Enfermagem. Saiba mais.

Em Audiência Públicas, sociedade diz não à formação EaD em Enfermagem

O Cofen e os Conselhos Regionais de Enfermagem estão mobilizando a sociedade para os riscos da formação de profissionais por EaD. Em abril, foram realizadas audiências públicas no Paraná, em Minas Gerais, em Rondônia e no Pará. As audiências aprofundam o debate sobre o Projeto de Lei 2.891/2015, que proíbe a formação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem na modalidade EaD. Disciplinas a distância podem compor até 20% dos cursos presenciais.

Faculdade intermunicipal do Noroeste do Paraná

A plenária do Cofen aceitou recurso da Faculdade Intermunicipal do Noroeste do Paraná e registrará os atuais alunos da graduação em Enfermagem. A decisão pela excepcionalidade considerou a defesa apresentada pela instituição de ensino, que tem apenas 41 alunos, distribuídos entre o segundo e o quarto ano, e a decisão de não ofertar o curso para novos ingressantes. Os egressos de instituições que não atendam a legislação definida pelo MEC poderão ter o registro recusado pelos Conselhos Regionais de Enfermagem. Saiba mais

Uninove desiste de cursos de Enfermagem a distância

A Universidade Nove de Julho de São Paulo – Uninove retirou em abril previsão de abertura de 10 mil vagas de graduação em Enfermagem a distância. A modalidade utilizaria a infraestrutura dos cursos presenciais, simultaneamente como sede e polo de apoio presencial único. Para a conselheira federal Dorisdaia Humerez, avaliadora institucional do Inep/MEC, a proposta sobrecarregaria corpo docente, laboratórios e bibliotecas, já utilizados pelos demais cursos da área de Saúde. Saiba mais.

Seminário marca reação da Enfermagem brasileira contra a formação EaD

O I Seminário sobre Ensino Técnico e de Graduação a Distância em Enfermagem, realizado em 6 e 7 de abril, em Brasília, propôs amplo debate sobre a crise na formação profissional. O evento foi marcado pelo apoio de deputados, do representante do Ministério da Saúde e do público ao Projeto de Lei 2891/2015, que proíbe a formação de técnicos de Enfermagem e a graduação de enfermeiros na modalidade EaD. O presidente do Manoel Neri destacou que problema não é apenas “a péssima qualidade da formação”, mas também a quantidade desordenada, sem políticas de absorção desses egressos pelas políticas de Saúde. Saiba mais.

 PL do Descanso Digno é aprovado no Senado

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, por unanimidade e em caráter terminativo, o PLS 597/2015, que dispõe sobre condições dignas de repouso dos profissionais de Enfermagem durante o horário de trabalho. O PL, elaborado por iniciativa do Cofen e apresentado pelo senador Valdir Raupp (PMDB – RO), segue para a Câmara dos Deputados. A ausência de locais adequados ao descanso foi uma das dificuldades relatadas pelos profissionais na Pesquisa Perfil da Enfermagem (Fiocruz/Cofen), citada na justificativa do PLS 597/2015. Saiba mais

aba comunicacaoCofen lança campanhas de valorização profissional

Em 2016, a luta contra a formação EaD de profissionais é destaque da Campanha da Semana da Enfermagem. No Dia Nacional pela Valorização da Enfermagem, as reivindicações fundamentais da Enfermagem terão destaque, incluindo a luta pelas 30h, pela regulamentação da jornada de trabalho e por local digno de descanso. A data foi criada pelo Fórum Nacional de Luta pela Valorização da Enfermagem, que articula as entidades sindicais, associativas e conselhos profissionais. Saiba mais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais