Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem

Lançamento de enfermeiras brasileiras aborda técnicas e habilidades que o bom profissional deve desenvolver para o melhor diagnóstico e acompanhamento dos pacientes

27.07.2015

Dos 3,5 milhões de brasileiros que trabalham com saúde no país, aproximadamente 1,7 milhão (quase 50%) atuam em enfermagem, de acordo com a pesquisa O Perfil da Enfermagem, considerado o mais amplo levantamento sobre uma categoria profissional já feito na América Latina, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e cujos dados foram apresentados no primeiro semestre de 2015.

Os auxiliares, técnicos, estudantes de graduação e pós-graduação que formaram o contingente desse estudo devem ter como uma das prioridades da atuação profissional a prática do exame físico. E, para ajudar nesse aperfeiçoamento, chega ao mercado Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem (Elsevier), organizado pelas enfermeiras, professoras e pesquisadoras Eduarda Ribeiro dos Santos, Renata Ferreti-Rebustini e Maria de Fatima Correa Paula.

A obra a ajuda a combater a dificuldade que os alunos da área têm de aplicar a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Essa é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as ações de toda a equipe de Enfermagem, sobretudo de técnicos e auxiliares que desempenham suas funções a partir da prescrição do enfermeiro, e de acordo com a Lei 7498 de 25/06/1986, do Exercício Profissional.

Os principais desafios correspondem à anamnese (conversa do médico com o paciente para buscar detalhes que possam auxiliar no diagnóstico) e ao exame físico. Este, que é o tema do livro, consiste em um processo de longo aprendizado que deve ser retomado durante todo o curso, tanto no domínio prático, em hospitais e unidades básicas, como no teórico, com a indicação complementar de livros e artigos que contribuem para a prática baseada em evidências, visando fundamentalmente a qualidade e a segurança do paciente.

Exame Físico na Prática Clínica da Enfermagem mostra as informações indispensáveis sobre o paciente obtidas por meio das técnicas propedêuticas de avaliação (inspeção, palpação, percussão e ausculta) em exames diversos. É através delas, e apoiados no uso da visão, do olfato, tato e da audição, que o enfermeiro identifica sinais físicos de normalidade e anormalidade. O livro reitera a importância de o profissional conhecer a sequência de avaliação, os métodos utilizados na realização do exame físico e o padrão de registro dos achados, além de saber “o que, onde e como” pesquisar.

Entre os 19 capítulos, são destacados o conhecimento das técnicas de avaliação e de manobras específicas para a avaliação de determinadas condições, bem como o conforto do paciente, a privacidade, adequação do ambiente, o tempo de execução e a estabilidade clínica durante a avaliação. O livro inclui, entre essas investigações, os exames de olhos, orelhas, nariz e garganta, tireóide, exame cardiovascular, dos sistemas respiratório, digestório e urinário, reprodutores masculino e feminino, bem como o sistema linfático e a avaliação musculoesquelética. O exame tegumentar e a avaliação vascular também são estudados.

SERVIÇO:

EXAME FÍSICO NA PRÁTICA CLÍNICA DA ENFERMAGEM

Editora: Elsevier

Formato: Impresso – 16x23cm/disponível também em e-Book

Páginas: 304

Preço: R$ 119,90

Cadastre-se para ler e baixar trechos do livro: http://migre.me/qKFjF

OS AUTORES:

Eduarda Ribeiro dos Santos é enfermeira pela Fundação Hermínio Ometto, dá aulas e coordena a Pós Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Tem residência em Enfermagem Cardiovascular pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e especialização em Enfermagem Cardiovascular pela Sociedade Brasileira de Enfermagem Cardiovascular (Sobenc).

Renata Eloah de Lucena Ferreitti Rebustini é enfermeira pela Universidade Federal de São Paulo, professora doutora no Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e coordena o Programa de Residência em Enfermagem em Cardiopneumologia de Alta Complexidade da EEUSP/INCOR e o Laboratório de Fisiopatologia no Envelhecimento do SGHC/LIM 22 da Faculdade de Medicina da USP. É especialista em Enfermagem Geriátrica e Gerontológica pela Universidade Federal de São Paulo, doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pós doutora em Psicometria pela Universidade de Quebec em Trois Rivières.

Maria de Fátima Correa Paula é enfermeira pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Curso de Graduação e Pós Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, coordena o Estágio Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Tem especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, é mestre em Gerontologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo.

 

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais