Fiscalização confirma denúncia de superlotação em maternidade de Aracaju

Relatório sobre situação da maternidade N. Sª de Lourdes será encaminhado ao Ministério Público

22.01.2015

Fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren –SE) confirmou denúncia de superlotação no centro cirúrgico da maternidade Nossa Senhora de Lourdes, em Aracaju. A denúncia chegou com documentos comprovando que a quantidade de pacientes ultrapassou o limite de segurança para a assistência de qualidade nos meses de novembro e janeiro – o mês de dezembro também foi citado.

O Coren/SE constatou que, em determinados períodos, a quantidade de pacientes aumenta o risco para as gestantes. No espaço que comporta 12 leitos, foram confirmadas, na sexta-feira (16/1), 17 pacientes. Os fiscais, acompanhados pelos profissionais de Enfermagem daquela unidade, verificaram que há dias em que o número ultrapassa 30 pacientes, alojadas em macas até mesmo do Samu.

O Coren/SE irá concluir o relatório dos problemas encontrados, que será enviado aos órgãos gestores e ao Ministério Público, e anexado ao processo, já em andamento, referente a outras fiscalizações realizadas na maternidade. Entre os problemas constatados estão a falta de leitos suficiente para a demanda, insuficiência de monitores (equipamentos para acompanhar os sinais vitais), e acomodação em macas inadequadas. Outro ponto crítico é que, muitas vezes, por falta de leito nas alas, a paciente recebe alta logo após o parto, sem período de recuperação.

O relatório oferece um prazo de ajuste para os problemas detectados, que legalmente é de 30 dias. Caso não sejam solucionados os problemas, o Conselho encaminhará o caso à Justiça para que possa ser garantida a assistência adequada à sociedade sergipana.

 

Fonte: Coren – SE (editada)

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais