Fórum convida lideranças para discutir pautas da Enfermagem

Entidades da Enfermagem pedem votação dos Projetos das 30h e do Piso Salarial

05.03.2020

Diálogo com os congressistas é fundamental para resgatar reivindicações da Enfermagem

Integrantes do Fórum Nacional de Enfermagem percorreram gabinetes das lideranças na Câmara e no Senado nesta quarta-feira (4/3) para sensibilizar os parlamentares e convidá-los para um café da manhã que discutirá, no dia 18, Projetos de Lei que afetam os 2,3 milhões de enfermeiros, técnicos e auxiliares brasileiros.

“O café servirá para nos aproximarmos das lideranças, mostrar o trabalho da Enfermagem Brasileira, salientar o nosso quantitativo na saúde, nossas lutas e sensibilizá-los sobre nossos projetos que tramitam há anos”, afirma a conselheira federal Rosângela Schneider, que entregou pessoalmente o convite para as deputadas Perpétua Almeida e Alice Portugal, do PCdoB. “Fomos recebidos com muita cordialidade em todos os gabinetes”, destaca.

Para Jebson Medeiros, coordenador do Fórum, o diálogo com os congressistas é fundamental para resgatar reivindicações históricas da Enfermagem, como a regulamentação da jornada de trabalho e o piso salarial nacional. “Queremos atuar em uma frente ampla em defesa da Enfermagem e da Saúde”, afirma Medeiro, que critica a inércia parlamentar. “O PL 2295/2000, que estabelece a jornada de trabalho de 30h semanais para enfermeiros, técnicos, foi aprovado em todas as comissões e vai completar duas décadas sem votação”.

Jebson destaca, ainda, a importância do Piso Salarial Nacional. Em 2019, após arquivamento do projeto original, o deputado Mauro Nazif (PSB) apresentou um novo projeto de lei sobre o Piso. O documento propõe um piso fixado no valor de R$4.650,00 para enfermeiro, 50% desse valor para o técnico de Enfermagem e 40% para o auxiliar de Enfermagem e para a parteira.

Sobre o Fórum – O Fórum Nacional da Enfermagem foi criado para articular a mobilização em favor de pautas relacionadas à valorização profissional, especialmente a regulamentação da jornada de trabalho em 30h semanais. É composto pelas entidades representativas da Enfermagem brasileira, incluindo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Associação Brasileira de Enfermagem – ABEn, Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN) e Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais