FORUM DE ENFERMAGEM ABORDA SEGURANÇA DO PACIENTE

Começou ontem, em São Paulo, o Fórum de Enfermagem promovido pelo Coren-SP, com o tema 'A enfermagem para a Segurança do Paciente, que acontece no Expo Center Norte. O evento conta com a participação de várias delegações nacionais , internacionais e com uma feira com exposição do que tem de moderno em equipamentos hospitalar.

26.05.2010

Começou ontem, em São Paulo, o Fórum de Enfermagem promovido pelo Coren-SP, com o tema ‘A enfermagem para a Segurança do Paciente, que acontece no Expo Center Norte.

O evento conta com a participação de várias delegações nacionais , internacionais e com uma feira com exposição do que tem de moderno em equipamentos hospitalar.

O presidente do Coren-SP, Cláudio Porto, enumerou todas ações que vem sendo desenvolvidas na atual gestão, a exemplo do CAPE, da estruturação de subseções, aquisição do ‘Coren Móvel’, entre outras, que têm sido essenciais na melhoria da qualidade dos profissionais da enfermagem. Ele lembrou que os erros eventualmente ocorridos no exercício profissional não é algo pessoal, pois é um conjunto de fatores que contribuem para que ocorram.

“O Coren-SP tem sido duro com a fiscalização da profissão e com a aplicação do Código de Ética porque quer uma enfermagem de qualidade e que possa desempenhar suas habilidades com segurança para o paciente”, avisou.

Porto agradeceu o apoio do COFEN e da Aben e disse que o evento faz parte dos novos tempos que acontecem no regional paulistano pelo compromisso assumido em qualificar seus profissionais. Encerrou sua fala conclamando a enfermagem brasileira a participar mais da vida política e na defesa das reivindicações dos trabalhadores da saúde.

Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do COFEN, presente ao Fórum, lembrou que os problemas éticos terminam em processos e, para mudar o quadro, é necessário que os Regionais atuem preventivamente.

“Os erros profissionais têm causas múltiplas e variadas. É preciso entendermos as circunstâncias que envolvem o problema para que possamos evitá-los. Mas é preciso também que os governos entendam que para que haja uma melhoria da qualidade da saúde é fundamental que os profissionais sejam remunerados dignamente e que tenham uma carga horária humanamente justa. Esses dois problemas afetam diretamente a qualidade da assistência”, explicou Neri.

Ao explicar os entraves que tem impedido a aprovação do Projeto de Lei das 30 horas, na Câmara Federal, Manoel Carlos revelou que há um lobby poderoso do setor privado que tem pressionado os líderes para que não aprovem o projeto.

“A união das organizações representativas da enfermagem tem possibilitado uma atuação forte para que possamos neutralizar o lobby contrário do PL das 30 horas, mas é preciso também uma mobilização constante e uma conscientização política da enfermagem brasileira para que pressionem os deputados federais. Precisamos, ainda, atuarmos dentro das instâncias de poder para que nossas demandas sejam aprovadas e, nesse sentido, é importante que a enfermagem acorde e entre na luta pelos espaços políticos”, avaliou.

Quem também marcou presença no evento foi o ex-governador de São Paulo José Serra, que a convite do Coren-SP falou sobre a importância da enfermagem.

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais