Fórum de Regulação estabelece diretrizes sobre o futuro da Enfermagem nas Américas

Evento chegou ao fim nesta quinta-feira. OMS vai elaborar documento para direcionar os órgãos reguladores de Enfermagem

16.03.2023

Fórum encerrou atividades nesta quinta-feira.

Diferentes realidades se transformam em conexão. De olho no futuro da Enfermagem nas Américas, 14 países se reuniram no Rio de Janeiro, nos dias 15 e 16 de março, para alinhar estratégias capazes de traçar novos rumos da profissão em todo o continente. O Fórum de Regulação da Prática de Enfermagem encerrou as atividades ressaltando a importância da discussão sobre o processo regulatório e a superação dos desafios enfrentados pela categoria. 

Foram 6 mil pessoas assistindo ao fórum em tempo real pelo CofenPlay, 289 profissionais estrangeiros acompanhando pela tradução simultânea e 83 participantes na modalidade presencial. O evento, promovido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), pelo Ministério da Saúde (MS), pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP), buscou o avanço na uniformização e modernização dos marcos de regulamentação profissional.

“Tivemos dois dias de um evento riquíssimo com debates sobre a regulação da Enfermagem e troca de experiências de vários países. Essa vivência foi marcante para a história da categoria e seguiremos em frente, unidos, rumo às melhorias necessárias para a profissão”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Durante o dia, os participantes da modalidade presencial acompanharam palestras sobre a garantia de trabalho decente para a categoria e a regulação das profissões de saúde. Logo em seguida, oficinas de discussões abriram espaço para debate sobre a importância da regulação dos profissionais de saúde, fiscalização do exercício ético da profissão, desafios e pontos fortes do marco regulatório em cada um dos 14 países, além de discutir sobre os exames para avaliar as competências dos trabalhadores de Enfermagem.

Durante o dia, os participantes acompanharam palestras e oficinas

Na cerimônia de encerramento, Silvia Cassiani, assessora regional de Enfermagem e Técnicos de Saúde da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS), recomendou que os participantes transformem o conhecimento adquirido em importantes discussões com os gestores de saúde de seus países. “Ao regressar, dialoguem com os Ministérios da Saúde, mostrando a importância do que vivenciamos, para cooperar na melhoria de cada processo de regulação”, disse.

Direcionamentos futuros – Os próximos passos foram definidos. Além do início de uma discussão nacional, cada país deve criar um banco comum para identificar informações sobre o processo regulatório, bem como articular intersetorialmente o tema da regulação de recursos humanos de saúde. Além disso, a expectativa para os próximos meses é a elaboração de um documento com as deliberações do fórum que direcione os órgãos reguladores de Enfermagem.

Certificado Atendendo a uma solicitação dos profissionais que não puderam participar do fórum ao vivo, o evento ficará disponível na CofenPlay. A emissão certificados também acontece pela multiplataforma.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais