Foz do Iguaçu recebe o Seminário de Atenção Primária à Saúde

Evento inaugura o Programa Técnico-Científico entre enfermeiros da tríplice fronteira

04.05.2023

Palestras podem ser acessadas pelo CofenPlay

O pioneirismo de mais uma conquista da Enfermagem foram celebrados nesta quarta-feira (3/05). O Auditório Alcibíades Luiz Orlando do Unioeste, em Foz do Iguaçu, recebeu a abertura do Seminário de Atenção Primária à Saúde, que inaugura o Programa Técnico-Científico entre Profissionais Enfermeiros do BR-PY-AR.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Rita Franz, deu as boas-vindas à primeira turma de profissionais, a qual veio do Paraguai e participa nos próximos dias do estágio em instituições de saúde pública de Foz do Iguaçu. “É uma honra dar início e ver o programa se tornar realidade. É uma oportunidade única de se conectar, trocar conhecimentos a respeito da atenção primária e, principalmente, trazer mais qualidade na assistência à saúde”, destacou a presidente do Coren-PR.

O vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Antonio Marcos Freire, ressaltou o ineditismo da parceria. “Estamos unindo países para cuidar de pessoas. E o Brasil é um exemplo na área. Estamos avançados na técnica, práticas sofisticadas, discussões políticas e terapias integrativas. Será uma ótima experiência de aprendizado. Vamos respeitar as diferenças culturais das línguas e aprender mutuamente”, concluiu.

Evento vai até esta quinta-feira

O evento contou com a presença de autoridades, políticos, instituições de ensino e profissionais de Enfermagem da tríplice fronteira.

A mesa diretiva foi composta pela presidente do Coren-PR, Rita Franz, o vice-presidente do Cofen, Antonio Marcos Freire, o diretor-geral da Unioeste Foz do Iguaçu, Fernando José Martins, a diretora da 9ª Regional da Saúde, Iélita Santos,o gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu Binacional, Kleber Vanolli, a secretária Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu, Rose Meri da Rosa, a integrante do Equipe Técnica da Direção de Enfermagem do Paraguai, Marlene Garcete, o coordenador GT do Ministério da Saúde do Paraguai, Tadeo Teixeira, a presidenta da Federação Panamericana de Enfermagem, María Concepción Chávez, a chefe das Regiões Sanitárias e Atenção Primária em Saúde, Zulma Armoa, e presidente da Federação Argentina da Enfermagem, Rubem Alfredo.

Com uma programação de palestras sobre vigilância sanitária, saúde do trabalhador, saúde mental, saúde mental e mais, o seminário pode ser acompanhado online, até as 18 horas desta quinta-feira (4), pelo Cofen Play. As palestras ficam disponíveis na plataforma para as futuras turmas e interessados pelo tema.

O Coren-PR, o Cofen e a Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu desenvolveram o Programa Técnico-Científico entre Profissionais Enfermeiros do BR-PY-AR. Uma oportunidade de troca de conhecimento sobre a atuação da Enfermagem na Atenção Primária à Saúde no Brasil, Paraguai e Argentina.

Na primeira fase, enfermeiros do Paraguai e da Argentina irão conhecer a atuação de um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse abrange ações diversas em escopo e complexidade, desenvolvidas em níveis e redes de atenção, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais