Encontro debate governança dos conselhos profissionais na gestão pública

Encontro realizado pelo Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas reuniu especialistas da área nos dias 26 e 27/11, em Brasília

03.12.2024

Ministro do TCU, Augusto Nardes, palestrou no encontro, em Brasília

Nos dias 26 e 27 de novembro, o Fórum dos Conselhos Federais de Profissões Regulamentadas – “Conselhão”, que representa mais de 10 milhões de profissionais, promoveu um encontro na sede do Conselho Federal de Medicina (CFM) para debater “Representatividade, Integridade e Evolução”. Em parceria com o Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP) a programação conta com painéis, palestras e presença de especialistas referência nos temas. 

Além de conselheiros e empregados, o evento recebeu o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), que realizou uma palestra sobre os desafios da governança pública. Em sua apresentação, ele discutiu temas como responsabilidade fiscal, infraestrutura, racionalização do gasto público e inclusão social e regional, destacando que essas áreas fortalecem a governança e aprimoram a gestão estatal. Enfatizou também a necessidade de estabelecer indicadores claros para a avaliação e o acompanhamento do desempenho dos governantes, o que contribui para garantir maior transparência e responsabilidade na administração do setor público. 

Marcelo Persegona, assessor de Planejamento e Gestão do Cofen, debateu a gestão de integridade como cultura

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) tem lugar de destaque ao adotar práticas adequadas a esses princípios, alcançando o 1º lugar entre os 29 conselhos profissionais avaliados e o 5º lugar na classificação geral no último Levantamento de Governança, Sustentabilidade e Gestão nas Organizações Públicas Federais (iESGo), realizado em 2024 pelo Tribunal de Contas da União (TCU). O índice avaliou a eficiência, a transparência e as boas práticas de governança nas organizações públicas federais.

Marcelo Persegona, assessor de Planejamento e Gestão do Cofen, participou de um painel que abordou a gestão de integridade como cultura nos pilares de combate à corrupção, assédio moral e sexual. “Todos os conselhos, sem exceção, estão envolvidos nesta temática”. Ele assegurou momentos de troca como este são oportunidades para que os conselhos aprendam uns com os outros. “Isso serve de boas práticas e inspiração para que os outros conselhos vejam que o caminho é compartilhar conhecimentos e os procedimentos adotados”, concluiu. Daniel Menezes, vice-presidente do Cofen, mediou a discussão sobre Fiscalização e Capacitação Profissional, que reforçou o esforço dessas instituições no cumprimento de seu papel, abordando práticas inovadoras e a importância da qualificação dos profissionais para a excelência no serviço público.

Presidentes dos Conselhos receberam homenagem

Também foi abordada a responsabilidade das profissões regulamentadas, as quais contribuem para a redução dos impactos a exemplo dos acontecimentos recentes com a catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul. A iniciativa SOS Chuvas, promovida pelo Conselho Regional do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e pelo Cofen no estado gaúcho, ofereceu ajuda humanitária a quase 4 mil profissionais de Enfermagem e a 12 mil familiares. Ações que apontam a importância da união entre governança eficiente, fiscalização profissional e solidariedade reforçam o papel da Enfermagem no enfrentamento de desafios sociais e ambientais. 

No encerramento do encontro, os presidentes dos Conselhos Federais foram homenageados pela promoção de boas práticas de governança e compliance como forma de auxílio no desenvolvimento sustentável do país.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais