Governo reduz para 10 dias tempo de isolamento de trabalhador com covid-19

Antes, período de afastamento era de 15 dias. No início do mês, Cofen publicou nota se manifestando de forma contrária à redução

25.01.2022

Reduzir período de afastamento aumenta risco de transmissão, avalia Cofen

O Ministério da Saúde publicou, nesta terça-feira (25/1), portaria que diminui para dez dias o período de afastamento de profissionais com casos confirmados de covid-19, que estejam sob suspeita ou ainda que tiveram contato com pessoas infectadas. Antes, o tempo de isolamento era de 15 dias. 

O documento também informa que o período de afastamento pode ser reduzido para sete dias, caso o trabalhador apresente resultado negativo através de teste de antígeno ou de método molecular (RT-PCR ou RT-LAMP) a partir do quinto dia após contato com casos suspeitos. O texto foi assinando em conjunto com o Ministério do Trabalho e Previdência.

No início do mês, ao ser cogitada a redução para cinco dias do prazo de afastamento de profissionais da saúde com o novo coronavírus, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) manifestou preocupação com a medida e defendeu em nota a manutenção da quarentena. 

“Diminuir o tempo de afastamento de profissionais de Enfermagem com covid-19 é sobrecarregar ainda mais uma categoria que desde a chegada do vírus ao Brasil tem atuado diuturnamente na linha de frente salvando vidas. Em um momento em que também vivenciamos um surto da gripe H3N2, reforçamos a necessidade da ampliação de vacinações e da contratação de enfermeiros, técnicos e auxiliares”, destacou a presidente do Cofen, Betânia Santos.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais