Guia da Sociedade de Pediatria contraria diretrizes do Ministério da Saúde

Compostos lácteos são produtos ultrprocessados que devem ser evitados na primeira infância

09.07.2021

Card denuncia, em rede social, publicidade que fere a NBCAL

A ofensiva da indústria de alimentos ultraprocessados contra políticas públicas de apoio a amamentação ganhou um novo capítulo com a publicação de um manual da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). O material, que conta com patrocínio da Nestlé, entra em choque com o Guia Alimentar para Crianças Brasileiras Menores de 2 anos e vem sendo denunciado pelas entidades da sociedade civil que apoiam a amamentação por promover o uso de compostos lácteos e ignorar a classificação de alimentos adotada pelo Ministério da Saúde.

O Guia Alimentar, síntese de diretrizes oficiais do Ministério da Saúde, recomenda a preferência por alimentos in natura e minimamente processados, além de reforçar a promoção do aleitamento materno até os 2 anos ou mais, conforme consenso internacional. As políticas públicas de apoio à amamentação levaram a uma mudança radical no cuidado. A prevalência da amamentação exclusiva entre bebês menores de 6 meses aumentou mais de 1.500% entre 1986 e 2020, passando de 2,9% para 45%, segundo dados do Estudo Nacional de Alimentação Nutrição Infantil (ENANI).

Gato por lebre – Nas situações em que não for possível aleitamento exclusivo, o lactente deve utilizar fórmulas infantis registradas na Anvisa, e não compostos lácteos. Com embalagem similiar a de fórmulas infantis, os compostos lácteos vem sendo promovidos como opção saudável para crianças, mas contêm ingredientes não recomendados, como açúcar e aditivos alimentares.

A similaridade deliberada busca driblar o veto a propaganda de fórmulas para lactentes e confundir o consumidor. As ações promocionais da indústria de alimentos para expandir o mercado de compostos lacteos inclui+ apoio a sociedades científicas, o patrocínio de cursos e workshops, e de influenciers digitais.

NBCAL – Enfermeiros, parteiras, técnicos e auxiliares de Enfermagem têm um papel fundamental na promoção do aleitamento materno. O Cofen é parceiro do Ministério da Saúde na divulgação da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), que protege o direito de milhões de brasileirinhos à amamentação.

Conheça a lei e os atos normativos que integram a NBCAL.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais