#14 Cofen/Capes Inovação tecnológica no cuidado domiciliar: solução para pacientes idosos acamados

Acesse e leia a pesquisa completa, parceria do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ligada ao MEC (Ministério da Educação). Tem link do CofenPlay na reportagem.

16.04.2025

Intitulada “Construção de um aplicativo de celular para o cuidado sistematizado de enfermagem ao idoso acamado no ambiente domiciliar”, a pesquisa foi apresentada como dissertação de mestrado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense (UFF), no âmbito do Programa de Pós-graduação em Enfermagem, Mestrado Profissional em Ensino na Saúde.

O trabalho de Fernanda Bernardo dos Santos demonstra como a integração entre tecnologia e prática clínica pode revolucionar o atendimento domiciliar a idosos acamados, reforçando o compromisso com a segurança e o bem-estar em um cenário desafiador.

Com base na vivência da autora como professora em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que acolhe estagiários, o estudo destaca-se por oferecer estratégias práticas e inovadoras. A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) ocupa o centro das discussões, visando garantir mais segurança e qualidade nos cuidados prestados a pacientes em seus lares.

Fernanda é uma enfermeira dedicada, com formação robusta e experiência significativa na área. Ela possui mestrado em Ensino na Saúde e se destacou em pesquisas voltadas para a assistência a pacientes idosos acamados.

Principais objetivos e abordagens metodológicas

A pesquisa teve como foco identificar os riscos mais recorrentes enfrentados por pacientes acamados em suas residências, compreender as dificuldades das equipes multidisciplinares de Atenção Básica em garantir a segurança desses indivíduos e propor capacitações por meio de oficinas de educação permanente. Além disso, a criação de um aplicativo de celular foi concebida como uma ferramenta central para subsidiar as ações dos profissionais de enfermagem em assistência domiciliar. Utilizando uma abordagem qualitativa e o método pesquisa-convergente assistencial, a pesquisa ocorreu em uma unidade da Clínica da Família no Rio de Janeiro, e os dados foram coletados por meio de oficinas práticas.

Resultados e implicações do estudo

A análise identificou três categorias principais: indicadores de cuidados no ambiente domiciliar, mapeamento de riscos e as contribuições das oficinas de educação permanente. Como principal conclusão, o estudo aponta a necessidade de capacitar os profissionais de saúde para promover ações de prevenção, reabilitação e proteção no cuidado domiciliar. O aplicativo desenvolvido representa uma inovação que promete otimizar a Sistematização da Assistência à Enfermagem (SAE) e oferecer suporte contínuo às equipes de enfermagem.

Apoio a programas de pós-graduação da área de enfermagem – modalidade mestrado profissional – CAPES/Cofen. Divulgação do resultado final no Diário Oficial da União em 18 de abril de 2025. Início da implementação dos projetos também acontece no mês de abril.

 

SAIBA MAIS!

Em 2023, o Ministério da Saúde lançou o Guia de Cuidados para a Pessoa Idosa, que aborda as mudanças esperadas no processo de envelhecimento e orienta o autocuidado da pessoa idosa. 

O Brasil também tem como ferramenta a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, que também se encontra em fase de revisão e atualização.

O instrumento funciona como uma forma de qualificação da atenção à pessoa idosa e busca contribuir para a organização do processo de trabalho das equipes de saúde e para a otimização de ações que identifiquem as principais vulnerabilidades da pessoa idosa. Acesse a CADERNETA DE SAÚDE DA PESSOA IDOSA.

Fonte: Ascom com informações do Cofen/Capes e Ministério da Saúde.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais