Enfermagem e obstetrícia são motor dos sistemas de saúde eficazes

Leia, na íntegra, comunicado da Tríade, formada pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), a Confederação Internacional de Parteiras (CIM) e a Organização Mundial de Saúde (OMS)

20.06.2018

“Os investimentos em profissionais de enfermagem e obstetrícia são o principal motor dos sistemas de saúde eficazes, prosperidade da população, melhoria dos indicadores de saúde e economias flutuantes”, de acordo com a Tríade CIE-CIM-OMS

Genebra – Suíça, 25 de maio de 2018 – O comunicado publicado após a realização das reuniões da Tríade, formada pelo Conselho Internacional de Enfermagem (CIE), a Confederação Internacional de Parteiras (CIM) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 16 a 19 de maio, previamente à Assembleia Mundial de Saúde. Ressaltando o papel chave dos profissionais de enfermagem e obstetrícia na obtenção da cobertura sanitária universal e economias fortes, enfermeiras e parteiras chefes de governos, assim como líderes e representantes das associações nacionais de enfermagem e obstetrícia e reguladores junto com as três organizações se comprometeram em realizar uma série de ações com fim de:

  • Incrementar o reconhecimento do papel das enfermeiras e parteiras no fortalecimento da atenção primária e o progresso para a CSU e ODS.
  • Desenvolver a liderança das enfermeiras e parteiras promovendo os investimentos em ambas.
  • Apoias as parteiras e enfermeiras para que exerçam em suas práticas todo o âmbito de sua formação.
  • Contribuir com a inteligência estratégica dos profissionais de saúde; melhorar os dados sobre os profissionais de enfermagem e obstetrícia.
  • Sustentar a Plataforma Internacional sobre a mobilidade dos trabalhadores da atenção primária.
  • Promover trabalho produtivo, remuneração justa, segurança nos locais de trabalho e proteção social para as famílias.
  • Defender um ambiente de empoderamento.
  • Solicitar proteção das parteiras, enfermeiras e demais profissionais de saúde.
  • Incrementar a participação das parteiras e enfermeiras na proposição de soluções para os problemas locais de transcendência nacional ou internacional.
  • Sustentar a implementação continuada das Diretrizes estratégicas mundiais para o fortalecimento da enfermagem e obstetrícia 2016-2020.

 

Realizada a cada dois anos, a reunião da Tríade tem priorizado temas como a capacitação da enfermagem e obstetrícia para o alcance da cobertura sanitária universal e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; dinâmicas do mercado laboral e políticas educativas nos investimentos nos profissionais de enfermagem e obstetrícia; otimização do desempenho, qualidade e impacto dos profissionais de enfermagem e obstetrícia por meio de políticas baseadas em evidências; fortalecimento dos dados de enfermagem e obstetrícia para monitorar e garantir a prestação de contas na implementação de estratégias nacionais e regionais; fortalecimento da enfermagem e obstetrícia mediante colaboração e parecerias.

Os participantes da Tríade também têm sinalizado a necessidade de abordar os crescentes desafios que os profissionais de saúde enfrentam a muito tempo, em particular as enfermeiras e parteiras, com o objetivo de alcançar os ODS, a CSU e fortalecer a atenção primária.

A seguir, indica-se alguns dos oradores principais da Tríade:

CIE: Annete Kennedy (Presidente); Thomas Kearns (Diretor Geral em exercício); Pam Cipriano (membro da Junta do CIE e Presidente da Associação Americana de Enfermeiras); Sung era Shin (membro da Junta do CIE); Thembeka Gwagwa (membro da Junta do CIE); Howard Catton (Diretor do CIE, Políticas de Enfermagem e Saúde); Erica Burton (CIE, Enfermeira analista sênior); Christian Stromes ( estudante de enfermagem do CIE).

CIM: Mary Kennedy (Vice-Presidente); Sally Pairman (Diretora Geral).

OMS: Elizabeth Iro (Enfermeira Chefe); James Campbell (Diretor, Pessoal de Saúde); Jeremy Lauer (Economista, Governança e Financiamento dos Sistemas de Saúde); Magda Awases (Desenvolvimento de Sistemas de Saúde e Recursos Humanos); Saminarsih Diah Satyani; Silvia Cassiani (OPS/OMS); Khassoum Diallo (Coordenador, Informação, evidência e investigação); David Clarke (Assessor de Sistemas de Saúde); Fran McConville (Responsável Técnico de Obstetrícia); Michele Rumsey (Diretora, Centro Colaborador da OMS para Enfermagem, Obstetrícia e Saúde).

Enfermeiras e Parteiras Chefes: Kanjana Chuntai (Tailandia); Siobhan O’Halloran (Irlanda); Nonhlanhla Makhanya (África do Sul); Sumaya Alblooshi (Emirados Árabes Unidos); Wendy Sealey (Barbados); Marcel Johnson (Bahamas); Edna Tallam (Kenia).

Nursing Now: Lord Nigel Crisp (Copresidente); Sheila Tlou (Copresidente); Baronesa mary Watkins (Presidente suplente); Catherine Hanaway (Diretora Geral de Campanhas Mundiais).

OIT: Moussa Oumarou (Vice-Diretor Geral para operações gerais para o terreno e alianças); Allete Van Leur (Diretora do Departamento de Políticas Setoriais).

Otros: Sua alteza real Princesa Muna Al Hussein da Jordania; Mary Renfreew (Professora de Saúde Materna e Infantil); Viv Bennett (Diretora, Enfermagem, Saúde Pública da Inglaterra); Lynn Power (Serviço Nacional canadense de Enfermagem); Franklin Shaffer ( Diretor Geral CGFNS Internacional) Francis Omaswa; Harindar Goyal (R.A.K Colégio de Enfermagem, India); Michael Larui (Presidente Aliança de Enfermeiras e Parteiras Chefe do pacífico Sul); Bárbara Stilwell, Laura Hoemeke (Intrahealth); Arush lal (Global Health Corps); Rupa Dhatt (Women in Global Health); Vince Blaser (Coalizão Frontline Health Workes).

Para mais informações sobre estas reuniões, acesse: http://www.icn.ch/events/icn-meetings-a-events/

Nota para editores

O Conselho Internacional de Enfermeiras (CIE) é uma federação que congrega mais de 130 associações nacionais de enfermeiras que representam os milhões de enfermeiras em todo o mundo. Dirigido por enfermeiras e liderando a enfermagem em âmbito internacional, o CIE trabalha garantir cuidados de qualidade para todos e políticas de saúde fortes a nível mundial.

Para mais informações, solicitamos que faça contato com Julie Clerget em: media@icn.ch

Tel.: +41 22 908 0100

www.icn.ch

www.icnvoicetolead.com

Twitter:@ICNurses

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais