IPE-DF oferece 13 vagas de pesquisa sobre violência contra a Enfermagem

Tema tem importância comprovada pelas estatísticas de profissionais agredidos no trabalho

18.06.2024

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Governo Federal (IPE-DF) está com inscrições abertas para 13 bolsas de pesquisa que abordem a violência contra profissionais de Enfermagem. O edital com as informações completas pode ser encontrado no site do IPE-DF e o período para submeter propostas de trabalho teve início no dia 12 e vai até o próximo dia 23 de junho.

A relevância do tema pode ser medida pelos números de pesquisa de 2022 realizada junto à categoria, na qual mais de 15% dos profissionais de Enfermagem relataram ter sofrido abuso físico e mais de 80% violência verbal no ambiente de trabalho.  De acordo com o levantamento, 644 profissionais de Enfermagem já sofreram humilhação, 589 foram xingados, 488 foram ameaçados, 85 foram empurrados, 40 levaram um tapa, 26 levaram um soco, nove puxão de cabelo e 135 sofreram outros tipos de agressão.

As vagas oferecidas têm duração de quatro meses e estão distribuídas por seis na modalidade Assistente de Pesquisa III, para nível de mestrado, e sete vagas na modalidade de Assistente de Pesquisa I, para nível de graduação. As vagas podem ser usufruídas por estudantes de Enfermagem, Psicologia, Saúde Coletiva, Ciências Sociais, Ciência Política, Sociologia, Antropologia, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas, Política Social, Serviço Social, Estatística e Economia.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do IPE-DF

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais