Mais de 200 pessoas participaram do simpósio promovido pelo MuNEAN

Logo após a Academia Brasileira de História da Enfermagem em uma sessão solene, elegeu a sua nova diretoria 2014 – 2016

04.11.2014

Entre os dias 27 e 28 de outubro, aconteceu em Salvador o Primeiro Simpósio de História da Enfermagem do MuNEAN e o Terceiro Colóquio da ABRADHENF que reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes de enfermagem de todo país.

A mesa da abertura foi composta pela Dra. Julia Lemos diretora do MuNEAN, Dra. Fatima Borges representado o Cofen, Dra. Taka Oguisso presidente da ABRADHENF, Dra. Angela Tamiko representando a comissão científica do simpósio,Dra. Lilia Doria coordenadora geral de saúde da UNIJORGE e a Dra. Neuranildes Santana coselheira representando o Coren-Ba.

No primeiro dia (27) os palestrantes explanaram temas relacionados à cultura dos cuidados, no tocante aos desafios da investigação, a trajetória dos cuidados, a filosofia a documentação e a imagem fílmica da história. Os inscritos no simpósio puderam interagir com os palestrantes, com perguntas e comentários que enriqueceram ainda mais os trabalhos. A enfermeira, atriz e cordelista, Onã Silva fechou as atividades da segunda com a leitura de um de seus cordéis que falam sobre a história da enfermagem brasileira.

No segundo dia do simpósio (28), aconteceu no Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery a exposição dos trabalhos na sessão pôster que concorreram à premiação. O trabalho escolhido pela comissão julgadora foi o da aluna de Enfermagem da UFBA, Núbia Lino de Oliveira com o tema “História das Dirigentes da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia”. A Enfermeira cordelista Onã Silva, recebeu uma menção honrosa pelo seu trabalho.

Pela tarde a Dra. Fátima Borges, conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, palestrou sobre as conquistas históricas no exercício da enfermagem e as contribuições do sistema Cofen/ Conselhos Regionais. E o mediador cultural do MuNEAN Fabrício Soares explanou para a plateia a vida e trajetória de Anna Nery.

Logo após a Academia Brasileira de História da Enfermagem em uma sessão solene, elegeu a sua nova diretoria 2014 – 2016. O Enfermeiro Dr. Fernando Porto foi empossado como o novo Presidente e a Dra. Enfermeira Maria Julia Lemos, diretora do MuNEAN, foi nomeada Diretora de Assuntos Científicos e Culturais da ABRADHENF.

Esses dois dias de evento, com a presença de grandes palestrantes e um público inscrito de mais de 200 pessoas de várias partes do Brasil, foi realizado graças ao patrocínio do Conselho Federal de Enfermagem e do Centro Universitário Jorge Amado, UNIJORGE, que abraçaram o projeto no intuito de fomentar a difusão da história da enfermagem brasileira.

Tivemos também o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Estado da Bahia, Coren-BA, da Atualiza Cursos e Especialização na Área de Saúde, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Administração dos Serviços de Enfermagem, GEPASE, da Tecmédica: tecnologia em produtos hospitalares e a realização foi da empresa Fórum Eventos.

“Uma maneira diferente e interativa que contar a história de uma profissão que me surpreendeu desde o momento que entrei” Afirmou a palestrante Dra Maria da Penha ao visitar o museu.

A doutora Miriam Borenstein afirmou ter conhecido no MuNEAN, detalhes sobre a história da enfermagem que ela mesma em seus anos de pesquisa sobre o tema, nunca tinha ouvido falar.

Os estudantes comentavam também que foi possível tirar as duvidas principalmente sobre a vida de Anna Nery e seu trabalho na guerra do Paraguai, Pela tarde a Dra. Fátima Borges, conselheira do Conselho Federal de Enfermagem, palestrou sobre as conquistas históricas no exercício da enfermagem e as contribuições do sistema Cofen/ Conselhos Regionais. E o mediador cultural do MuNEAN Fabrício Soares explanou para a plateia a vida e trajetória de Anna Nery.

Logo após a Academia Brasileira de História da Enfermagem em uma sessão solene, elegeu a sua nova diretoria 2014 – 2016. O Enfermeiro Dr. Fernando Porto foi empossado como o novo Presidente e a Dra. Enfermeira Maria Julia Lemos, diretora do MuNEAN, foi nomeada Diretora de Assuntos Científicos e Culturais da ABRADHENF.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais