Manaus recebe a 554ª Reunião Ordinária de Plenário do Cofen

Presença no Amazonas representa um olhar especial à Enfermagem da região norte, foco de temas como saúde indígena e expansão do acordo Profissional Cofen/Capes

19.06.2023

Presença no Amazonas ressalta olhar atento do Cofen ao estado, foco de atenção em temas como saúde indígena e expansão do acordo Cofen/Capes

A cidade de Manaus sedia, durante esta semana, a 554ª Reunião Ordinária de Plenário (ROP) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). Realizada com o apoio do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), a ROP reúne conselheiros federais para a deliberação de assuntos relacionados ao exercício profissional da categoria.

Por meio das reuniões descentralizadas de plenário, o Cofen busca ampliar o diálogo com os profissionais nos estados, além de fortalecer a integração com os regionais. A escolha de Manaus para receber a ROP representa o olhar especial do Conselho Federal à Enfermagem da região norte e especialmente do Amazonas, foco de atenção em temas como saúde indígena e expansão do acordo Cofen/Capes, com a oferta de vagas de doutorado profissional.

Para a conselheira Ivone Amazonas, as reuniões externas de plenário possibilitam o contato do Cofen com as diferentes realidades da categoria

“É uma imensa alegria receber o Cofen em Manaus. As reuniões externas de plenário são uma iniciativa de grande relevância, pois possibilitam conhecer as diferentes realidades da nossa categoria. A Enfermagem no Amazonas é forte e tem lutado incansavelmente por sua valorização, dando força à mobilização no âmbito nacional”, afirmou a conselheira federal Ivone Amazonas, natural do estado.

Sandro André, presidente do Coren-AM, deu as boas-vindas aos presentes. “Que esta seja uma semana de importantes decisões para a Enfermagem brasileira. O povo manauara é conhecido por sua receptividade e a categoria no estado acompanhará de perto a reunião”, frisou.

Entre os pontos de debate, está a deliberação de decisões, resoluções e pareceres, como o que trata da atuação de enfermeiros em tricologia. Presidentes dos regionais e representantes da secretaria municipal de saúde e de hospitais universitários do Amazonas também estarão acompanhando as discussões ao longo de toda a semana.

Sandro André, presidente do Coren-AM, deu as boas-vindas aos presentes

Renovação – O convênio Cofen/Capes busca atenuar uma demanda reprimida ocasionada pela baixa oferta de cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais em Enfermagem reconhecidos pela Capes no país. O acordo, que em breve dará início ao seu quarto edital, passa por um processo de expansão. Estão previstas para serem lançadas ainda este semestre 400 vagas de mestrado profissional e 100 vagas de doutorado profissional.

Enfermagem e saúde indígena – O cuidado qualificado de Enfermagem é essencial para aumentar a cobertura e resolutividade da assistência à saúde dos povos originários. Parte significativa mora em locais de difícil acesso e enfrenta vulnerabilidade social e econômica. Isto se reflete na prevalência de agravos como desnutrição e tuberculose, que é três vezes mais frequente na população indígena. Mortes sem assistência de saúde predominam, e a mortalidade materna supera a média nacional.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais