Cultura manicomial ainda está presente em Rondônia, aponta comissão

Visitas técnicas da Conaesm/Cofen buscam qualificar o atendimento de saúde mental nos conselhos regionais.

25.04.2022

Inconformidades foram discutidas com responsáveis pelos serviços, que relataram as dificuldades enfrentadas enfrentadas no atendimento

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conaesm/Cofen) concluiu, nesta segunda-feira (25), relatório da visita técnica realizada por solicitação do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO), Manoel Neri.

“Temos detectado um retrocesso na reforma psiquiátrica brasileira e nossa intenção é melhorar a assistência, indo em cada local para estimular e orientar as equipes de atendimento”, explica a coordenadora da Conaesm, Dorisdaia Humerez. Em Rondônia, a ação se concentrou no hospital de base, na unidade de internação psiquiátrica, onde se verificou a persistência da lógica manicomial.

As unidades de internação psiquiátricas estão previstas na Política Nacional de Saúde Mental para atender os quadros psiquiátricos agudos, tratá-los e encaminhá-los de volta à família e à sociedade, o que não está acontecendo na unidade, na avaliação da coordenadora. “Identificamos situação de internações prolongadas, sem plano terapêutico singular, sem política de alta planejada e reabilitação psicossocial assistida, contrariando a Lei da Reforma Psiquiátrica”, relata Dorisdaia.

As inconformidades foram discutidas em reunião com os coordenadores de Enfermagem e de psiquiatria, que relataram indisponibilidade de alguns medicamentos, ausência de enfermeiros e psiquiatra durante o horário integral de funcionamento, inexistência de programa de residência terapêutica, resultando na internação permanente de pacientes sem vínculo familiar.

As visitações técnicas buscam qualificar o atendimento de saúde mental nos conselhos regionais.

As visitas técnicas buscam qualificar o atendimento de saúde mental nos conselhos regionais. A próxima visita prevista será no Coren-SE. “A comissão, além de fazer a visita técnica, auxilia as equipes de Enfermagem no que é necessário para que possam prestar um bom atendimento e cuidar ainda melhor dos pacientes, pois saúde mental é uma questão biopsicossocial, que exige um olhar multiprofissional”, afirmou o presidente do Coren-RO, Manoel Neri.

O Cofen destaca a urgência da retomada do financiamento da rede de serviços de base comunitária, que sofre defasagem orçamentária enquanto os hospitais psiquiátricos cresceram vultuosamente nos últimos anos.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais