MEC regulamenta direito à amamentação em instituições federais de ensino

Conselho Federal de Enfermagem participou da cerimônia de assinatura, em apoio à amamentação

10.05.2017

Conselheiro Antônio Coutinho representou o Cofen

A amamentação, direito da criança e da mãe, deve estar garantido nas instituições de ensino federal. Portaria instituindo política de apoio à amamentação foi assinada nesta manhã (10/5) pelo ministro da Educação, Mendonça Filho. O Ministério da Educação orienta, entre outras medidas, a criação de salas de apoio à amamentação, com uso opcional.

A Enfermagem tem um papel fundamental no apoio à amamentação, comprovadamente capaz de reduzir infecções e alergias. Representado pelo conselheiro Antônio Coutinho, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participou da cerimônia de assinatura da portaria ministerial.

“Parabenizamos o Ministério da Educação pela iniciativa, que oferece às estudantes e profissionais condições para seguir amamentando seus bebês”, afirmou o conselheiro.

O Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam que os bebês sejam amamentados por até dois anos ou mais e que o leite materno seja o único alimento da criança até o sexto mês de vida. O aleitamento materno reduz a ocorrência de infecções e alergias em recém nascidos, e está associado, a longo prazo, à redução da obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Alguns estudos, citados na cerimônia, apontam correlação entre o desenvolvimento intelectual da criança e a amamentação.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais