Mestrado Cofen/Capes: aplicativo sistematiza avaliação clínica de gestantes hospitalizadas

Projeto desenvolvido por Heric Maia Gomes, aluno do mestrado fora de sede, foi premiado pela UFPR

19.12.2024

Aplicativo desenvolvido pelo enfermeiro Heric Gomes, que atua no interior de Rondônia, recebeu Prêmio de Excelência Acadêmica da Pós-graduação na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O aplicativo Gesta-TIS, que sistematiza a avaliação clínica de gestantes hospitalizadas, é resultado do mestrado fora de sede orientado pela professora Mitzy Danski, e já está disponível no GooglePlay para sistema Android.

A oferta do mestrado fora de sede em Prática do Cuidado em Saúde é fruto de cooperação entre o  Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). Uma das preocupações do Cofen é garantir a descentralização territorial na formação, fomentando programas em regiões onde não havia oferta, como a Amazônia Legal, considerada prioritária. “Nosso objetivo é mitigar a lacuna entre a mão de obra qualificada e as demandas da Saúde Coletiva, promovendo o fortalecimento do SUS”, afirma o presidente do Cofen, Manoel Neri. 

O Gesta-TIS conta com menu interativo, que auxilia o enfermeiro na sistematização do processo de enfermagem obstétrica em pacientes hospitalizadas. “Os itens do Processo de enfermagem são baseados na resolução Cofen 736/2024“, explica Heric. A produção é registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) sob o Certificado de Registro de Programa de Computador – Processo Nº BR512024001560.

O aplicativo se concentra na avaliação clínica de gestantes hospitalizadas e apresenta diversas funcionalidades de inteligência artificial, incluindo:

  • Cálculo de idade gestacional e dados prováveis ​​de parto a partir de um dado de referência;
  • Alertas visuais e textuais para sinais específicos, incluindo indexação da altura uterina à idade gestacional;
  • Alertas específicos para situações de não ventilação espontânea, máscaras de Venturi e cateter nasal, relacionados aos respectivos fluxos de oxigênio;
  • Estrutura de dados para comparação de resultados entre exames anteriores e atuais;
  • Alerta de urgência relacionado à medida do colo uterino;
  • Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) com base no peso e altura do paciente;
  • Algoritmos de decisão baseados em lógica booleana, para definição de diagnósticos prováveis ​​de enfermagem obstétrica;

Trajetória profissional e de pesquisa

Heric Gomes e sua orientadora, Mitzy Danski

“Minha trajetória profissional iniciou em 2018 em uma pequena escola de Cursos Profissionalizantes em Porto Velho, seguida de residência Secretaria Estadual de Saúde (SESAU/RO) e atuação no Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II”, conta Heric. Em 2022, o enfermeiro passou a atuar em Cacoal, no interior do estado. “Fui locado em um Complexo Materno Infantil [em Cacoal], uma área totalmente desconhecida, pois ainda eu não tinha prática. Atuei na Pediatria, Unidade Neonatal e Ala obstétrica. Percebi a necessidade de Realizar o processo de Enfermagem de forma sistematizada e contínua. Na unidade já existia um instrumento guia para os enfermeiros, porém não era utilizado”. Todo mês, ele viajava quase 500 km para assistir as aulas do mestrado na sede do Coren-RO.

A experiência profissional motivou o projeto de pesquisa, sugerido pela professora orientadora Mitzy. “A primeira vista achei um grande desafio, porém, aceitei e começamos a desenvolver a dissertação e os planos do aplicativo que mais tarde ganhou o nome de Gesta-TIS — “gesta” de gestação e “TIS” em homenagem ao grupo de pesquisa Tecnologia e Inovação em Saúde, ao qual pertenço”, conta.

Novo Profen formará 420 mestres e 80 doutores em Enfermagem

O Cofen e a Capes/MEC formalizaram, em agosto, novo Acordo de Cooperação Técnica para lançar o maior programa de financiamento de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem do país. Entre as novidades, estão a inclusão de vagas para doutorado profissional em Enfermagem, a destinação de verba de capital para aquisição de softwares de análise de dados, notebooks e outras demandas dos alunos, conforme as normas da Capes/MEC, além da criação de vagas de mestrado para enfermeiros atuantes em regiões de fronteira (Mercosul) e a atualização dos valores das verbas de custeio por aluno.

O Profen prevê a formação, ao longo de cinco anos, de 420 enfermeiros mestres e 80 enfermeiros doutores em Enfermagem. O programa financia a criação de vagas em universidades e está voltado para profissionais com vínculo empregatício na rede de saúde pública municipal, estadual, federal, além de instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Fonte: Ascom/Cofen - Clara Fagundes

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais