Ministério da Saúde entrega primeiras doses da nova vacina contra Covid-19

Imunizantes foram distribuídos, inicialmente, para os estados do Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso

10.05.2024

O Ministério da Saúde iniciou, nesta quinta-feira, 9/5, as primeiras entregas da vacina atualizada da covid-19. Inicialmente foram contemplados os estados do Paraná, Goiás, Maranhão e Mato Grosso. Para o Paraná foram destinadas 136.800 doses, o Maranhão recebeu 90.400 doses, Goiás 86.400 e o Mato Grosso 47.200 doses. Hoje está prevista a chegada dos imunizantes ao Amapá, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rondônia e Santa Catarina. As demais unidades da federação receberão suas parcelas ao longo das próximas semanas.

Os primeiros lotes das 12,5 milhões de doses adquiridas pelo Ministério da Saúde desembarcaram no Brasil na última quinta-feira (2). Os imunizantes foram liberados para distribuição após análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). A vacina foi recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Desde 1º de janeiro de 2024, a vacinação contra a Covid-19 para pessoas do grupo prioritário e de crianças de seis meses a menores de cinco anos está incluída no Calendário Nacional de Vacinação. A pasta também passou a recomendar uma dose anual ou semestral para grupos prioritários com cinco anos de idade ou mais e maior risco de desenvolver formas graves da doença, independentemente do número de doses prévias recebidas.

Enfermagem e a vacinação – Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem são os principais agentes da vacinação no Brasil, atuando desde a vigilância sanitária e gestão à aplicação da vacinas. O país conta com 35 mil salas de vacina coordenadas por enfermeiros e o mais abrangente calendário de vacinas gratuitas entre os países de mais de 100 mil habitantes. 

Conquista civilizatória e científica, a vacinação permitiu controlar e erradicar inúmeras doenças. Seu impacto positivo para a saúde é comparado pela Organização Mundial da Saúde ao do acesso à água potável. O PNI do Brasil é um dos maiores do mundo, ofertando 45 diferentes imunobiológicos para toda a população. A vacinação foi fundamental para o controle da pandemia de covid-19, e o esquema vacinal completo é eficaz para prevenir hospitalizações e mortes de por covid-19, além das complicações da doença.

  Confira o calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações

 

 

Fonte: Ascom/Cofen, com informações do Ministério da Saúde

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais