Ministério da Saúde retoma campanha anual de doação de leite materno

Objetivo é ampliar mais 5% a oferta de leite materno a recém-nascidos internados

07.05.2024

O Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira (6), a campanha Doe Leite Materno – Vida em Cada Gota Recebida. A campanha realizada anualmente, ressalta a importância da doação de leite materno e o aumento no número de doadoras e dos estoques de leite nos bancos. A meta para 2024 é ampliar em mais 5% a disponibilidade de leite materno para os recém-nascidos que estão internados nas unidades neonatais em todo o país.

A doação de leite humano traz benefícios aos recém-nascidos prematuros ou de baixo peso que estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais e não podem ser amamentados pela própria mãe. No Brasil, estima-se que a cada ano nasçam 340 mil bebês prematuros ou de baixo peso, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos. As chances de recuperação e de uma vida mais saudável aumentam quando a alimentação exclusiva com leite humano é possibilitada.

Em 2023, a doação de leite humano para recém nascidos aumentou em 8% em relação ao ano anterior, sendo o maior aumento registrado nos últimos cinco anos. Entre janeiro e dezembro, foram doados 253 mil litros de leite materno, beneficiando 225.762 bebês. Apesar do aumento, o número que representa 55% da real necessidade por leite humano no país.

Sala de amamentação do Conselho Federal de Enfermagem

Mulher trabalhadora que amamenta – A campanha nacional de incentivo ao aleitamento também traz o foco no apoio à mulher trabalhadora que amamenta, estimulando empresas a manter salas de apoio à amamentação seguindo as diretrizes nacionais. Em 2023, o Cofen aprovou, por unanimidade, a criação de sala de apoio à amamentação para as suas funcionárias.

Encontre um banco de leite – O Brasil conta com 227 bancos de leite e 240 postos de coleta distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal, a coleta é realizada pela Rede Global de Bancos de Leite Humano, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Os profissionais de Enfermagem têm papel fundamental no manejo da amamentação e gestão dessa rede, que pode estar mais perto do que você imagina. Ligue para o telefone 136 ou acesse o site da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, para encontrar a unidade mais próxima.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações da Agência Brasil

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais