“Mobilizamos o Piauí pela humanização do parto”

Para enfermeiras que convocaram o evento, articulação coletiva explica o sucesso da II Marcha pela Humanização do Parto em Teresina

01.12.2014

4.200 pessoas participaram da II Marcha pelo Parto Humanizado, em Teresina
4.200 pessoas participaram da II Marcha pelo Parto Humanizado, em Teresina

Mais de 4 mil pessoas caminharam juntas na II Marcha pela Humanização do Parto em Teresina (PI). De cerca de 500 pessoas na I Marcha, realizada em 2012, o número de participantes aumentou 800%. Lucimar Ramos, da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstétricas (Abenfo-PI), que idealizou a I Marcha pela Humanização do Parto e convocou a segunda edição do evento em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PI), atribui o crescimento à “grande estrutura de mobilização articulada pelo Coren-PI”.

Conselheira Fátima Sampaio e a Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, participaram da marcha
Conselheira Fátima Sampaio e a Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, participaram da marcha

“O apoio nacional fortaleceu a marcha. Para nós é muito importante estarmos juntos com o Cofen, ampliando o trabalho que realizamos no Estado”, afirma Silvana Santiago, presidente do Coren-PI. A II Marcha pela Humanização do Parto integra as atividades da Câmara Técnica de Saúde da Mulher do Coren-PI, e teve participação da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, com a presença da conselheira federal Fátima Sampaio, Herdy Alves e Verá Cristina Bonazzi.

Apontada como organizadora do evento, a enfermeira Enóia Dantas (Coren-PI), recusa o título. “Foram mais de 40 instituições envolvidas na II Marcha pela Humanização do Parto”, explica. Com reuniões semanais em Teresina, cada uma das 100 pessoas que participaram da organização tinha atividades específicas na logística e na divulgação da marcha.

Enoia Dantas
“Muitos abraçaram a causa”, afirma Enóia Dantas, que coordenou a organização da marcha

Enóia conta que a marcha foi divulgada em consultórios, hospitais públicos e privados, e até nos shoppings da capital piauiense. “Muitos abraçaram a causa”, diz, citando a participação de outros profissionais de saúde. Os consultórios e maternidades privadas, que apresentam maior índice de cesarianas eletivas, também tiveram uma boa receptividade, segundo Enoia. “Acho que o simples fato de participaram de um evento como esse já leva a uma reflexão sobre o parto e o papel do profissional de saúde”, diz.

Convocadas a participar, as instituições que oferecem cursos de enfermagem exibiram aos seus alunos o documentário “O Renascimento do Parto”. O documentário, cuja produção tornou-se possível graças a doações feitas por milhares de ativistas e instituições pela internet (“crowdfunding”), é um marco na defesa do parto humanizado.

A organização da marcha envolveu 100 pessoas e 40 instituições
A organização da marcha envolveu 100 pessoas e 40 instituições

Na manhã da marcha, “O Renascimento do Parto” foi exibido também no Teatro 4 de Setembro, o mais importante de Teresina. O Parto Humanizado recebeu menções de apoio na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa. Com a multidão, marchavam políticos como o prefeito de Teresina Firmino Filho, a deputada estadual Margareth Coelho, eleita vice-governadora, e a vereadora Teresa Brito, de Teresina. Um carro de som veio cedido de outro munícipio, sem custo para a organização do evento.

O resultado é que, do taxista no aeroporto à vendedora de rua, todos pareciam saber da II Marcha pela Humanização do Parto em Teresina, e apoiá-la. “Eu acho importante ter esse cuidado com a mulher na hora de parir. Cirurgia é coisa séria, não é para fazer sem motivo, não é moça?”, perguntou uma vendedora de côco, enquanto apontava o caminho para a marcha.

 

 

Leia mais: Atuação da Enfermagem e de ativistas promovem um renascimento do parto em Teresina

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais