Mortes maternas por covid-19 são destaque no boletim informativo

Confira as principais notícias de agosto

08.09.2020

49ª edição – 08/2020

As mortes maternas por covid-19 são destaque no boletim informativo. Estudo aponta um dado alarmante: o Brasil responde por 77% das mortes registradas mundialmente. O Cofen, Abenfo e Aben divulgaram nota técnica com medidas para conter as mortes maternas associadas à doença.

Acompanhe, nesta edição, os editais de seleção de universidades em todo o Brasil para os mestrados apoiados pelo convênio Cofen/Capes, a criação do grupo de trabalho sobre atendimento pré-hospitalar aéreo, monitoramento de Projetos de Lei de interesse da Enfermagem no Congresso Nacional e muito mais.

Nota técnica aponta medidas para contar mortes maternas associadas à covid-19

No Brasil, até 18 de junho, foram registrados 124 óbitos maternos por covid-19. Esse número representa 77% das mortes registradas no mundo. Os dados foram publicados pelo International Journal of Gynecology and Obstetrics.

A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras, a Associação Brasileira de Enfermagem e o Conselho Federal de Enfermagem manifestaram preocupação com relação ao número de mortes maternas decorrentes do covid-19, aderindo aos esforços da Federação Brasileira de Associações de Ginecologia e Obstetrícia e outras dezenas de entidades de saúde que vêm apontando para a gravidade da situação sanitária brasileira, impactando fortemente na saúde das mulheres e na saúde materna e neonatal. Saiba mais.

Mestrados do convênio Cofen/Capes abrem seleção para enfermeiros

As universidades selecionadas no segundo edital do programa de pós-graduação em Enfermagem do acordo Cofen/CAPES lançaram os primeiros editais do mestrado profissional para seleção de enfermeiros. O valor repassado aos programas selecionados pela Capes financia a abertura de vagas, viabilizando a formação gratuita para os profissionais. Saiba mais.

App “Eu fiscalizo” combate conteúdos abusivos em meios de comunicação

O aplicativo “Eu fiscalizo” foi criado pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e permite que qualquer pessoa avalie conteúdos veiculados nos meios de comunicação e entretenimento, apontando casos como nudez e violência em horário inapropriado, violação de direitos humanos e disseminação de fake news. A parceria com o Cofen consiste na troca de conteúdos referentes à Enfermagem para divulgação nos canais existentes. Saiba mais.

Registros de clínicas e consultórios de Enfermagem avançam no Brasil

Os consultórios de Enfermagem começam a se tornar uma realidade em diversos estados brasileiros. A consulta de Enfermagem, já prevista e autorizada em legislações anteriores, ganhou força com a Resolução Cofen 568/2018, que normatiza o funcionamento de clínicas e consultórios. Saiba mais.

Comissão de Saúde Mental publica nota sobre Resolução Conad 3/2020

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental do Cofen mostrou-se preocupada com a Resolução nº 3, de 24 de julho de 2020, do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (Conad), que regulamenta o acolhimento de adolescentes com problemas decorrentes do uso, abuso ou dependência do álcool e outras drogas em Comunidades Terapêuticas. Saiba mais.

Conselho Nacional de Saúde lança petição em apoio ao SUS

O CNS lançou a petição “Você vai deixar o SUS perder mais R$ 35 bilhões em 2021?”. O objetivo da campanha é mobilizar a população brasileira para impedir que o orçamento do SUS volte aos moldes do teto de gastos, no próximo ano. Segundo a Comissão Intersetorial de Orçamento e Financiamento do CNS, se a EC 95 continuar vigente, como sugere o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) 2021 da União, o SUS perderá R$ 35 bilhões. Saiba mais.

Coren-TO requer revisão do edital do Hospital de Campanha de Palmas

O Coren-TO enviou ofício para o Secretário de Saúde do Tocantins e para o Governador do Estado requerendo a revisão do Edital nº 001/2020 do Hospital de Campanha de Palmas. Segundo o regional, os salários previstos no edital, organizado pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), não correspondem a um valor justo e digno. Saiba mais.

Cofen se solidariza à criança e à equipe intimidada por garantir aborto legal

O Conselho, por meio da Comissão Nacional de Saúde da Mulher, manifesta sua solidariedade à criança vítima de estupro em São Mateus, no Espírito Santo, e a todos os profissionais intimidados por garantir a assistência e a realização segura do aborto legal. A legislação brasileira admite a realização de aborto em casos de estupro desde a década de 1940. Saiba mais.

PNQ entrega selo de qualidade para formação do Hospital Oswaldo Cruz

O Cofen participou da cerimônia de entrega do selo de qualidade ao programa de formação do hospital Oswaldo Cruz, em São Paulo. O chefe do departamento de exercício profissional da Enfermagem, Walkírio Almeida, e a avaliadora líder da Comissão Nacional da Qualidade, Tânia Ortega, representaram o Programa Nacional da Qualidade (PNQ) do Cofen na cerimônia. Saiba mais.

Cofen cria grupo de trabalho sobre atendimento pré-hospitalar aéreo

O plenário do Conselho Federal de Enfermagem recebeu o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, André Madeiro de Oliveira. A visita discutiu o atendimento pré-hospitalar em asas fixas e rotativas (aviões e helicópteros), atualmente regulamentado pela Resolução Cofen 551/2017. “Foi um espaço aberto que gerará grandes feitos e a sociedade brasileira tende a ganhar muito”, afirmou o comandante. Saiba mais.

União Brasileira de Mulheres apoia suspensão da portaria MS 2282

A União Brasileira de Mulheres (UBM) divulgou nota de repúdio à Portaria nº 2282 do Ministério da Saúde, que burocratiza acesso ao aborto legal em caso de estupro e obriga profissionais a fazerem denúncias. “Consideramos isso uma ofensa dupla: à mulher, que perde seu direito de escolher ou não reportar um crime, e à/ao profissional de saúde, que perde seu direito sobre o sigilo profissional”, afirma o documento. Saiba mais.

Município adequa o uso de EPI em UPA depois de fiscalização do Coren-PR

Após visita de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná na UPA Warrib Motta, em União da Vitória, realizada em junho, onde foram constatadas diversas irregularidades quanto aos EPIs fornecidos à equipe de enfermagem, o departamento jurídico encaminhou denúncia ao Ministério Público do Trabalho (MPT) relatando a situação encontrada. Saiba mais.

Piso salarial, 30h e descanso digno: acompanhe os PLs no Congresso

O Conselho Federal de Enfermagem vai divulgar o monitoramento de Projetos de Lei de interesse da categoria no Congresso Nacional para facilitar o acompanhamento pelos profissionais. O Piso Salarial, a Jornada de 30h semanais e o Descanso Digno são os primeiros temas incluídos no monitoramento. Saiba em que comissões estão os PLs, que outros projetos foram apensados, e como fortalecer as pautas juntos a seus parlamentares. Saiba mais.

Em 3 meses, quase triplica número de mortes de enfermeiros no Brasil

O conselheiro federal e tesoureiro do Cofen Gilney Guerra participou da reportagem da Central Única dos Trabalhadores (CUT) para falar sobre a precariedade em que trabalham os profissionais de Enfermagem na pandemia de covid-19. Segundo ele, os profissionais arriscam suas vidas para salvar outras vidas, muitas vezes, improvisando por falta de estrutura e trabalhando com equipamentos defasados. Saiba mais.

Editorial do Estadão destaca pressão sobre o SUS

Segundo o jornal, já está mais do que demonstrado que hoje a Nação poderia estar pranteando a morte de muito mais vítimas do novo coronavírus, não fosse o inestimável serviço prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no socorro aos desvalidos. A eclosão de uma emergência sanitária da magnitude da pandemia de covid-19 aumentou ainda mais a pressão sobre um sistema público de saúde que há décadas já vem operando no limite de sua capacidade técnica e financeira. Saiba mais.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais