MP notifica 12 unidades de saúde em Sobral após denuncia do Coren-CE

Parceria com MP aumenta efetividade das ações de fiscalização

27.07.2016

O Ministério Público através da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde Pública de Sobral no Ceará, determinou que as 12(doze) Unidades Básicas de Saúde do município de Sobral atendam imediatamente as recomendações do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará – Coren/CE, detectadas através de fiscalização do exercício profissional.

As ações foram realizadas pelo Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Coren-CE em parceria com Ministério Público Estadual e resultaram na recomendação de um enfermeiro responsável técnico para cada unidade de saúde e consecução de Anotação de Responsabilidade Técnica. Em caso de descumprimento, a gestão municipal pode sofrer pena de responsabilização administrativa (probidade administrativa) e criminal (prevaricação).

O Ministério Público recomendou ainda a publicação de portaria normalizando a prescrição de medicamentos e solicitação de exames pelo profissional enfermeiro de acordo com a Lei 7498/86 e a classificação de risco realizada somente por enfermeiros no âmbito da equipe de Enfermagem.

Para Osvaldo Albuquerque, presidente do Coren-CE a parceria com o MP tem trazido excelentes resultados para valorização da categoria. O gerente do DEFIS, Adailson Vieira, afirmou que mais ações estão sendo realizadas e que serão alvo do Ministério Público.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais