MS AMPLIA FAIXA ETÁRIA PARA VACINAÇÃO CONTRA GRIPE A

Adultos saudáveis de 30 a 39 anos serão vacinados na quinta etapa da campanha, de 10 a 21 de maio. Estratégia conta com a aquisição de mais 30 milhões de doses da vacina contra influenza pandêmica

25.02.2010

Adultos saudáveis de 30 a 39 anos serão vacinados na quinta etapa da campanha, de 10 a 21 de maio. Estratégia conta com a aquisição de mais 30 milhões de doses da vacina contra influenza pandêmica

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta quinta-feira (25) a ampliação da estratégia de vacinação contra a gripe pandêmica para adultos saudáveis de 30 a 39 anos. A partir de março, em datas distintas, serão vacinados também trabalhadores da saúde, indígenas, gestantes, crianças de seis meses a dois anos incompletos (23 meses), população de 20 a 39 anos e doentes crônicos. Esse novo público-alvo que acaba de ser definido será vacinado de 10 a 21 de maio.

A definição da nova faixa etária considerou o grupo com maior número de hospitalizações e mortes depois daqueles já priorizados nas etapas anteriormente definidas. A maior oferta mundial de vacinas também possibilitou a nova aquisição.

“A inclusão de mais um grupo populacional dentro das prioridades de vacinação contra a gripe pandêmica representa mais 29 milhões de pessoas. Isso significa que estamos começando uma campanha para imunizar, em dois meses em meio, 91 milhões de brasileiros”, ressaltou o ministro. “O Brasil vai enfrentar o seu maior desafio em termos de campanha de vacinação de toda a história do Programa Nacional de Imunização”.

Para incluir a população de 30 a 39 anos o Ministério da Saúde vai adquirir mais 30 milhões de doses da vacina, totalizando 113 milhões de doses. A compra será realizada com o aporte de R$ 300 milhões, que serão liberados por Medida Provisória. Os recursos também serão utilizados para custear os gastos com a operacionalização da nova etapa.

O objetivo da campanha é manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de casos graves e óbitos nos grupos mais vulneráveis. A expectativa é imunizar pelo menos 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica, além da vacinação de 19 milhões de idosos contra a gripe comum. Uma parte das doses que estão sendo adquiridas contra a influenza pandêmica será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno.

Serão 36 mil pontos de vacinação em todo o país. A logística de aplicação das vacinas, incluindo locais e horários, é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Saúde.

Fonte:
COFEN

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais