MuNEAN recebe exposição pedagógica “Eu, criança do Pelô”

Cultura infantil tem conquistado maior significado e valor junto às famílias

02.12.2024

Alunos da Escola João Lino

O projeto “Eu, criança do Pelô” é uma iniciativa da Escola Municipal João Lino, localizada no Centro Histórico de Salvador, que busca promover o sentimento de pertencimento entre suas crianças, que apesar de viverem no território, não se sentiam parte da comunidade devida à intensa presença de turistas e priorização do bem estar dos visitantes pelo poder público.

Percebendo a necessidade de integrar as crianças ao espaço histórico, professores da instituição criaram um processo que resgatasse a identidade e promovesse o protagonismo dos alunos. Em parceria com a Universidade Federal da Bahia, a escola articulou com historiadores e especialistas em questões étnico-raciais, para desenvolver o projeto de forma anual, fomentando o estudo e a pesquisa.

Conectar as dimensões do educar, do cuidar e do brincar à riqueza cultural do entorno da escola, culminou com a concepção do projeto, relacionando as vivências oferecidas pelo Pelourinho aos campos de experiências previstos para a educação infantil, a fim de garantir o desenvolvimento das crianças, respeitando a cultura da infância e dialogando com a cultura local.

As exposições pedagógicas surgiram como uma ideia de tornar público as atividades realizadas e duravam apenas um dia, devido ao espaço limitado da escola. A equipe do Museu Nacional de Enfermagem Ana Nery ( MuNEAN), tocada pela expressividade de trabalhos tão bonitos sobre a história e cultura afro-brasileira, abriu espaço para as mostras pedagógicas e disponibilizou uma equipe de museólogos para contribuir com a exposição dos trabalhos, de forma que todos os visitantes da comunidade e famílias ganharam mais tempo para prestigiar o trabalho das crianças.

Neste mês de dezembro, a exposição “Eu, criança do Pelô” estará disponível para visitação no MuNEAn nos dias 03 e 04.

8º Prêmio Tomie Ohtake

A Escola Municipal João Lino recebeu o 8º Prêmio Tomie Ohtake, que foi idealizado pelo Instituto Tomie Ohtake e tem seus pressupostos baseados nos Territórios Educativos e na Educação Integral, orientados pelo princípio de Cidade Educadora e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

O objetivo da oitava edição do Prêmio consistiu em reconhecer dez ações ou projetos pedagógicos, desenvolvidos em escolas públicas brasileiras, voltadas a potencializar aprendizagens a partir das possibilidades de construção do Território Educativo, fortalecendo parcerias e iniciativas que englobam a igualdade de direitos, as tecnologias digitais e ancestrais, o brincar, e demais temáticas relacionadas.

Fonte: Ascom/Cofen, com informações da Avante

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais