No Amazonas, enfermeiros realizam caminhada pela valorização profissional

A caminha aconteceu neste domingo e contou com profissionais e estudantes de Enfermagem

25.02.2019

Caminhada aconteceu neste domingo (24), com estudantes e profissionais

O Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), promoveu na manhã do último domingo (24), na Ponta Negra, a I Caminhada Pela Valorização da Enfermagem, com cerca de 2 mil pessoas entre profissionais e estudantes de Enfermagem. O objetivo da ação era mobilizar o máximo de pessoas para que a categoria tivesse voz e o direito de reivindicar melhorias para a profissão.

O presidente do Coren-AM, Sandro André, declarou que é o tempo de escrever uma nova história para Enfermagem amazonense, que por muito tempo era vista como uma profissão subserviente, mas uniu a sua voz aos estudantes e profissionais para entoar um coro dizendo que NÃO MAIS! Não mais a visão errada sobre a profissão de saúde, não mais ao salário baixo, ao desrespeito, a desigualdade, aos abusos, ao EaD e principalmente a desvalorização da classe de saúde, que trabalha cuidando de vidas, mas não tem o valor reconhecido.

A enfermeira que atua no Hospital Tropical, Maria do Carmo, descreve algumas instituições que não respeitam os técnicos de Enfermagem. “A iniciativa que a nova gestão do Conselho teve de promover uma caminhada já é um passo enorme para que os profissionais se sintam pertencentes e acolhidos, pois vemos que é esse o sentimento de abandono que prevaleceu por muito tempo”, enfatizou a enfermeira.

“Um dos meus principais objetivos é lutar contra a graduação EAD, porque devemos ser profissionais bem qualificados e o EAD é o contrário dessa qualificação. É preciso lutar para que haja uma melhoria da nossa futura profissão.” Diz Jacqueline Ferreira, acadêmica de Enfermagem da Universidade Luterano de Manaus (ULBRA).

Finalizando o discurso, Sandro André afirma que o Conselho é gigante e vigoroso, e está atento as demandas da profissão. Desta forma, poder oferecer uma assistência digna e de qualidade, que é uma das atribuições da Enfermagem. “Esse é um momento especial, estou muito contente porque vejo um futuro excelente para a nossa profissão”, diz o presidente.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais