No Coren-ES, Comissão de Saúde da Mulher pede união da Enfermagem

Comissão de Saúde da Mulher do Cofen se reuniu com o Coren-ES nesta segunda-feira (27)

28.05.2019

Comissão de Saúde da Mulher se reuniu com Coren-ES

Com o objetivo de fortalecer a enfermagem em saúde da mulher e da criança no Espírito Santo e no Brasil, teve início nesta segunda-feira (27), na sede do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-ES), em Vitória, a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Saúde da Mulher do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Uma das atividades ocorreu durante a reunião do novo plenário do Coren-ES, na tarde desta segunda-feira (27). Vera Bonazzi, Elisanete Carvalho e Fátima Sampaio apresentaram um breve histórico da Comissão e lembraram os principais avanços obtidos pela enfermagem obstétrica e neonatal.

“São muitos os serviços que exigem a presença de enfermeiros obstetras na equipe. A oferta para formação de especialistas também cresceu. Mas precisamos avançar mais para ocupar espaços e consolidar a autonomia da enfermagem”, disse Fátima Sampaio.

Dados – As integrantes da Comissão destacaram que é fundamental saber quantos são e onde estão os enfermeiros obstetras e os enfermeiros neonatais. “Com um diagnóstico podemos propor ações e políticas públicas voltadas para essa área da enfermagem, bem como incentivar a formação de novos especialistas”, disse Elisanete Carvalho.

Ainda sobre a necessidade de produzir dados, Vera Bonazzi chamou a atenção para o baixo número de registro de especialistas. Embora seja gratuito, e também obrigatório para quem vai atuar como enfermeiro obstetra ou neonatal, nem todos registram suas especializações.

União – Vera também destacou a importância de se criar uma rede de apoio entre as entidades de diferentes campos de atuação da enfermagem, o que deverá resultar em novos avanços, como mais capacitação e treinamento para os profissionais.

A 5ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Saúde da Mulher prossegue até quarta-feira (29/5) e será acompanhada pela conselheira Márcia Valeria de Souza Almeida, presidente da Câmara Técnica Materno-Infantil, criada recentemente pela nova gestão do Coren-ES.

Conheça normas sobre atuação em Enfermagem Obstétrica:

Resolução Cofen nº 516/2016 – Normatiza a atuação e a responsabilidade do Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra e Obstetriz na assistência às gestantes, parturientes, puérperas e recém-nascidos nos Serviços de Obstetrícia, Centros de Parto Normal e/ou Casas de Parto e outros locais onde ocorra essa assistência; estabelece critérios para registro de títulos de Enfermeiro Obstetra e Obstetriz no âmbito do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, e dá outras providências.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais