Nova gestão do Cofen (2015-2018) toma posse
Presidente eleito, Manoel Carlos Neri dedica o mandato aos profissionais de Enfermagem
15.04.2015
A cerimônia de posse da nova gestão do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) reuniu nesta noite (15/4), em Brasília, cerca de 300 autoridades e profissionais, em apoio aos conselheiros eleitos e às grandes causas que mobilizam os profissionais de Enfermagem. Na solenidade, foram homenageadas 22 personalidades que se destacaram por suas contribuições em prol da profissão e da Saúde coletiva no Brasil.
Presidente eleito do Cofen, Manoel Carlos Neri dedicou o mandato aos profissionais de Enfermagem, que trabalham diuturnamente para garantir o sustento de suas famílias e a assistência aos pacientes. O presidente destacou a importância do trabalho articulado com os Conselhos Regionais, presentes na cerimônia. “A unidade é fundamental para cumprimos nosso lema: unir e avançar”, afirmou.
À frente do Cofen de outubro de 2007 a abril de 2012, Manoel Neri foi responsável pela reestruturação do sistema, pautada pelos princípios republicanos, pela transparência e pelo respeito ao bem público. A admissão de funcionários por concurso público e a mudança da sede do Cofen para Brasília são alguns dos legados de sua gestão.
Manoel ressaltou seu compromisso com a Enfermagem e a força de profissão, que responde por cerca de 60% dos trabalhadores na área de Saúde. São 1,8 milhão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem, garantindo a assistência e cuidado 24h aos que necessitam.
Irene Ferreira, atual presidente do Cofen e vice-presidente eleita para o triênio 2015-2018, fez um balanço de sua gestão e reafirmou o compromisso com a Enfermagem brasileira. “O primeiro passo para a vitória é o desejo de vencer”, afirmou, citando Mahatma Gandhi. “Este desejo com certeza tivemos”.
Participaram da mesa de abertura diversas autoridades, incluindo o senador Valdir Raupp, deputados federais, a deputada estadual Enfermeira Rejane, o presidente do Coren-CE, Osvaldo Albuquerque, representando os conselhos regionais; o secretario da saúde de Rondônia e do Distrito Federal, entre outros. A nova gestão iniciará oficialmente seus trabalhos em 23 de abril.
Gestão 2015-2018
Conselheiros Efetivos
- Manoel Carlos Neri da Silva (Presidente)
- Irene do Carmo Alves Ferreira (Vice-Presidente)
- Jebson Medeiros de Souza (1º Tesoureiro)
- Maria do Rozário de Fátima Borges Sampaio (1ª Secretária)
- Antônio José Coutinho de Jesus (2º Tesoureiro)
- Vencelau Jackson Pantoja (2º Secretário)
- Luciano da Silva
- Mirna Albuquerque Frota
- Nádia Mattos Ramalho
Conselheiros Suplentes
- Anselmo Jackson Rodrigues de Almeida
- Dórisdaia Carvalho Humerez
- Eloísa Sales Correia
- Francisca Norma Lauria Freire
- Gilvan Brolini,
- Leocarlos Cartaxo Moreira,
- Marcia Anésia Coelho Marques dos Santos,
- Orlene Veloso Dias
- Walkirio Costa Almeida