Oficina aborda importância de normas e rotinas na Fiscalização

Elaboração de regimento, manuais, normas e rotinas do setor de Fiscalização. Este foi o tema que conduziu as atividades de hoje (26), do 2º Encontro de Coordenadores de Fiscalização, realizado em Teresina (PI). Sob o comando do Dr.

26.08.2010

Elaboração de regimento, manuais, normas e rotinas do setor de Fiscalização. Este foi o tema que conduziu as atividades de hoje (26), do 2º Encontro de Coordenadores de Fiscalização, realizado em Teresina (PI). Sob o comando do Dr. Sérgio Luz, assessor do Coren-SP e um dos responsáveis pelo Planejamento Estratégico do Cofen, os participantes do evento participaram de oficina, de discussões e de trabalhos em grupo.

De acordo com o palestrante, a oficina teve como objetivo valorizar dois instrumentos essenciais da estrutura organizacional: o regimento interno e o manual de procedimentos. Para isso, Dr. Sérgio Luz fez uma retrospectiva de qualidade e processos, fazendo uma leitura do cenário atual, mostrando o que tem de novo nessas áreas.

“A intenção foi instrumentalizar os fiscais dos conselhos regionais a conhecer as metodologias de construção desses dois instrumentos, que se aplicados corretamente, maximizam resultados dos processos de trabalho, criam um clima organizacional favorável, reduzem custos da instituição e se desenvolvem com a delegação de funções”, explicou.

Para a enfermeira fiscal do Coren-DF, Dra. Mariana Fonseca, a oficina foi enriquecedora, uma vez que explanou com muita clareza sobre a necessidade de se trabalhar com base em manuais, seguindo processos e mediante planejamento.“Para não gerar ansiedade, desperdício e confusão no nosso trabalho, devemos sempre escrever o processo, que deve ser planejado e bem fundamentado”, enfatiza a profissional. “Se nas visitas de fiscalização cobramos manual de normas e rotinas das equipes, devemos atuar com base em um também. Porque é importante padronizar”, pontua.

O 2º Ecofis se estenderá até amanhã (27), com apresentação de um “Relato de experiência sobre avaliação de desempenho do fiscal”, em mesa coordenada pelo presidente do Coren-RJ, Dr. Pedro de Jesus Silva,  tendo Leandro Augusto Hansel, enfermeiro fiscal do Coren-RS como expositor.

Será abordado ainda o tema “Experiência do Tribunal de Contas da União na avaliação de desempenho laboral”, coordenada por Dr. Joaby Gomes Ferreira, procurador geral do Cofen, e exposta por Dr. Fernando Silveira Camargo, do Tribunal de Contas da União.

 

Fonte:
Imprensa Cofen

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais