Oficina discute Qualidade e Segurança do Paciente durante 24º CBCENF

Capacitação discutiu estratégias que visam qualidade em todos os processos organizacionais

12.09.2022

Gerenciamento de riscos reflete na qualidade do serviço de saúde oferecido

O primeiro dia do 24ª Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) iniciou nesta segunda-feira (12/9) com extensa programação de cursos. Gestão de Qualidade, Gestão de Riscos e Segurança do Paciente foi um dos temas que deram início aos mais de 20 cursos oferecidos.

A capacitação discutiu estratégias que visam qualidade em todos os processos organizacionais, desde atividades de prevenção, detecção, avaliação e compreensão de problemas, até a notificação nas unidades de saúde. A importância do indicadores de gestão nos processos assistenciais, como base para se medir eficiência da assistência prestada foi outro ponto amplamente discutido.

A técnica de Enfermagem do Ceará, Jaqueline Ribeiro falou sobre a importância da discussão do tema, que além de trazer reflexão sobre os erros que acontecem nos hospitais, apresentou exemplos que representam a realidade no cotidiano profissional. “Tudo o que foi ministrado é o que realmente acontece no dia a dia dos profissionais e, sem dúvidas, tudo o que aprendi irei aplicar no meu trabalho”, disse.

Primeiro dia do evento oferece mais de 20 cursos

O curso foi ministrado pelo coordenador do Grupo de Trabalho Referencial Teórico de Enfermagem do Cofen, Cláudio Porto, pela coordenadora do GT de Práticas e Estratégias Inovadoras no Exercício Profissional, Lívia Maria e pela integrante do GT, Karla Maria Duarte. O grupo explica que a falta de método de trabalho pode comprometer os resultados da assistência. O gerenciamento de riscos reflete na qualidade do serviço de saúde oferecido através da prevenção, correção e contingenciamento dos fatores de risco inerentes a esse ambiente e ao processo.

O palestrante Cláudio Porto destacou que o curso visa o conhecimento aprofundado das boas práticas em saúde. “Para garantir uma boa gestão é necessário que todos os conselhos promovam instrumentos técnicos, éticos e legais que possibilitem a superação das dificuldades enfrentadas pelos profissionais no dia a dia”, explicou.

“Ampliar o conhecimento é essencial na área da saúde. Essa capacitação tem o objetivo de instrumentalizar os participantes sobre o gerenciamento de riscos nos cuidados prestado aos pacientes e melhorar a qualidade da assistência”, disse Karla Duarte.

Lívia Maria ressalta que o tema permite aos profissionais colocar em prática tudo o que foi abordado. “Todos os pacientes desejam ser tratados de forma respeitosa e atenciosa com eficiência e qualidade. Portanto, toda abordagem discutida durante o curso é uma forma de buscar melhorias contínuas do desempenho organizacional, explica”.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais