Oficina tira dúvidas de Enfermeiros sobre Mestrado Profissional Cofen/Capes

Serão ofertadas 20 vagas de Mestrado Profissional para o estado de Rondônia

05.03.2020

“A elaboração do projeto é uma das etapas mais importantes da seleção de mestrado”, lembrou Neri, que também é professor universitário

Teve início na manhã desta quinta-feira (05), na sede do Coren-RO, em Porto Velho, a Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa para Enfermeiros, realizada pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) em parceria com o Coren. O encontro teve objetivo de esclarecer como será o processo seletivo no mestrado profissional em Enfermagem, área de concentração em Sistematização da Assistência de Enfermagem e Gestão em Enfermagem, financiado pelo Cofen por meio de convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

Das 180 vagas do edital dois, 60 serão para regiões prioritárias, consideradas vagas “fora de sede” em estados que não existe mestrado em Enfermagem, e 120 serão ofertadas em programas que já oferecem vagas sede. Descentralizar a oferta de cursos é um dos objetivos do edital 2, lançado neste ano.

O presidente do Cofen, enfermeiro Manoel Neri, destacou o impacto do mestrado profissional na assistência. “O mestrado profissional é importante para quem exerce efetivamente a Enfermagem, pois, ao contrário do mestrado acadêmico, que te prepara para lecionar e inicia na pesquisa, tem o foco na atuação profissional e na assistência”.

A presidente do Coren-RO, Silvia Neri, deu boas-vindas aos cerca de 100 enfermeiros presentes e agradeceu ao Cofen e a comissão de mestrado pela capacitação. “Esperamos que muitos de vocês sejam contemplados por esta oportunidade, que vem para qualificar a assistência de Enfermagem em nosso estado”.

O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Cofen e Capes que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos. 140 profissionais já passaram pelo programa. Os mestrandos do edital 1 já estão implementando e publicando resultados de seus trabalhos, com impacto em sua atuação profissional.

Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa tem foco na Sistematização da Assistência, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da gestão em enfermagem, nova área contemplada no edital 2.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais