OMS anuncia colaboração com TikTok para promover informações baseadas em evidências sobre Saúde

Difundir informações falsas em Saúde constitui infração ética para os profissionais de Enfermagem

30.09.2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o TikTok, rede social para vídeos curtos com grande alcance entre os jovens, anunciaram na quinta-feira, 26/9, colaboração com o objetivo de fornecer às pessoas informações de saúde confiáveis ​​e baseadas na ciência. A parceria terá duração inicial de um ano.

As plataformas de redes sociais podem ser fontes de informação que influenciam comportamentos e decisões relacionadas com a saúde. Um em cada quatro jovens procura ativamente conteúdos noticiosos em plataformas de redes sociais, incluindo o TikTok. “Esta colaboração pode revelar-se um ponto de inflexão na forma como as plataformas podem ser mais socialmente responsáveis. A intersecção entre saúde e tecnologia representa uma oportunidade para alcançar pessoas de todas as idades, onde quer que estejam e quando queiram ter acesso”, afirmou o Jeremy Farrar, cientista-chefe da OMS.

A parceria é uma iniciativa da rede Fides da OMS, que mobiliza criadores de conteúdo de saúde para combater a desinformação e promover notícias baseadas em evidências. Em 2020, a OMS cunhou o termo “infodemia”, para definir o fluxo articulado de desinformação e fake news que agravou a pandemia de covid-19.

Difundir fake news é infração ética – O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) participa, desde 2020, de campanhas contra a difusão de notícias falsas na Saúde. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem podem responder processos éticos em caso de difusão de fake news. 

 

Fonte: Ascom Cofen, com informações da OMS

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais