OMS aprova vacina contra dengue usada no Brasil

Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal, com disponibilização para crianças de 10-14 anos, em regiões de alta incidência

15.05.2024

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou hoje, 15/5, a aprovação para a vacina Qdenga, desenvolvida pela empresa japonesa Takeda. O imunizante é uma vacina viva atenuada que contém versões enfraquecidas dos quatro sorotipos do vírus que causam a dengue.  Está recomendado pelo OMS para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em locais com alta incidência da doença. A vacina deve ser administrada em um esquema de duas doses com um intervalo de três meses entre as doses. 

Com a pré-qualificação da OMS, o imunizante torna-se elegível para aquisição pelas agências da ONU, incluindo o Fundo da ONU para a Infância (Unicef) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS). Também está pré-qualificada vacina desenvolvida pela empresa francesa Sanofi Pasteur.

O Brasil foi o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.  A vacinação é focada em crianças de adolescentes de 10-14 anos, em regiões prioritárias.  O cronograma do governo prevê o envio às 521 cidades com alto índice da doença. Segundo o Ministério da Saúde, a restrição se deve à baixa capacidade na produção.

Fonte: Ascom/Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais