Operação Yellow Backpack: Coren-ES fiscaliza unidades móveis de saúde do ES


11.07.2024

O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional do Espírito Santo (Coren-ES) iniciou nesta semana, entre os dias 1 e 5 de julho, as fiscalizações da ‘Operação Yellow Backpack’, criada com o objetivo de vistoriar unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no estado. As centrais localizadas nos municípios de Serra, Mimoso do Sul, Nova Venécia, Ibiraçu e Águia Branca, receberam as inspeções  para notificação quanto ao cumprimento de normativas e das Resoluções Cofen nº 688/2022 e 713/2022.

“Nesta etapa objetivamos notificar as instituições quanto às prerrogativas da atuação dos profissionais de Enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) e, também, visamos o cumprimento das diretrizes relacionadas à administração de medicamentos por parte das equipes de Enfermagem no Suporte Básico de Vida e a implementação do Suporte Intermediário de Vida nesses serviços”, destaca o enfermeiro fiscal Antônio Filho.

O presidente do Coren-ES, Wilton José Patrício, expõe que a operação é um primeiro passo para a implementação do SIV nos serviços de atendimento móvel do Espírito Santo. “Estamos engajados em qualificar os serviços de saúde e proporcionar uma assistência de Enfermagem cada vez mais autônoma para o fomento à maior resposta, segurança e qualidade no atendimento à sociedade”, diz.

Operação Yellow Backpack – A primeira etapa da operação foi organizada a partir de levantamento de dados e elaboração de ofícios às centrais e Secretaria de Saúde (SESA), bem como articulação com parlamentares da Assembleia Legislativa para buscar apoio à implementação do SIV no estado.

No segundo momento foi iniciada a etapa de fiscalização in loco com enfermeiros fiscais do Coren-ES em ambulâncias de suporte básico, percorrendo pelas centrais da região metropolitana, norte, poli norte, noroeste e sul do estado, com inspeções em 39 unidades móveis do SAMU. “A fiscalização, acima de tudo, corresponde a um ato pedagógico que busca estimular os valores éticos da profissão e assegurar a qualidade da assistência prestada à sociedade”, destaca o chefe da fiscalização, Livingstone Gianizelli.

Agora, as próximas etapas consistem em reuniões de alinhamento com o Ministério Público e acompanhamento das notificações junto aos Responsáveis Técnicos dos serviços.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais