Os desafios da qualificação profissional em Enfermagem e Saúde

Fazer ciência e produzir resultados em saúde é um dos principais desafios contemporâneos da humanidade. No artigo científico A pós-graduação em Enfermagem e Saúde: para além do diploma, Alacoque Lorenzini Erdmann aponta o caminho para os profissionais da Enfermagem na construção de uma jornada acadêmica com olhar na tecnologia e inovação.

21.02.2025

Novas perspectivas na vida profissional passam pela construção de um perfil sólido na gestão de projetos, domínio de tecnologias e condução de equipes multidisciplinares na saúde. Seja no setor privado ou público, a formação de Mestre e Doutor em Enfermagem e Saúde acompanha a aceleração do século XXI tanto no campo de descobertas científicas quanto em práticas inovadoras no setor de recursos humanos.

No artigo científico A pós-graduação em Enfermagem e Saúde: para além do diploma, Alacoque Lorenzini Erdmann, Mestre em Ciências da Enfermagem (1978) e Doutora em Filosofia da Enfermagem (1995), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), aborda o processo de conquista de maiores ganhos financeiros, realização profissional e maior potencial competitivo no mercado de trabalho.

“O que leva um profissional a buscar a formação de Mestre e Doutor?”, questionamento que abre a reflexão de Edmann, revela um mosaico de justificativas para ampliar a qualificação pessoal e laboral em Enfermagem.

Considerar a valorização de colegas Mestres ou Doutores pode ser um dos motivos que conduzem aos que acabam de ingressar na carreira. Alguns fatores que transcendem esse caminho também podem incentivar uma rotina disciplinada de estudos: gostar de fazer pesquisas, gostar de inovação tecnológica, e alguns, em final de carreira, por ambicionarem a aposentadoria com melhor ganho financeiro.

Em síntese, para além do diploma de Doutor em Ciências da Enfermagem, com domínio maior das bases filosóficas, teóricas e epistemológicas da ciência voltadas ao cuidado com a saúde da população ou Doutor em Enfermagem Profissional, é tempo de observar oportunidades de realização pessoal e profissional para quem escolheu a área da saúde como projeto de vida.

Leia a íntegra do Artigo da Doutora Alacoque Lorenzini Erdmann (UFSC)

Fonte: Ascom Cofen

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais