Ouvidores discutem aprimoramento dos processos e fluxos internos nos Conselhos Regionais
Encontro, foi realizado de forma virtual. Os participantes compartilharam experiências, identificaram desafios comuns e debateram estratégias para aprimorar o atendimento às demandas dos profissionais de Enfermagem.
13.02.2025
Com o objetivo de humanizar o acolhimento otimizar o atendimento, aumentar a eficiência e aprimorar a capacidade de resolução das demandas e manifestações recebidas, foi realizada, nesta quinta-feira (12), a primeira reunião de 2025 dos Ouvidores do Sistema Cofen/Conselhos de Enfermagem.
O encontro, realizado de forma virtual, reuniu representantes de todas as regiões do país para discutir os processos de trabalho e os fluxos internos das ouvidorias dos 27 Conselhos Regionais. Os participantes compartilharam experiências, identificaram desafios comuns e debateram estratégias para aprimorar o atendimento às demandas dos profissionais de Enfermagem.
A conselheira federal do Cofen e responsável por acompanhar e dar suporte técnico às atividades da Ouvidoria-Geral da Autarquia, Lisandra Aquino, destacou a relevância do trabalho desenvolvido. “Há uma preocupação constante na identificação, por meio da ouvidoria, das principais demandas oriundas dos profissionais de Enfermagem e da sociedade. Esse é um instrumento essencial para garantir a efetividade das nossas ações como órgão regulamentador do exercício profissional, permitindo a formulação de respostas embasadas e fundamentadas, com caráter orientativo”, ressaltou.
Durante a reunião, os membros do Grupo de Trabalho da Ouvidoria apresentaram propostas para a atualização do Regimento Interno, com o intuito de padronizar as ouvidorias do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem. O objetivo dessa padronização é garantir maior transparência, eficiência e controle nas manifestações recebidas, promovendo um atendimento mais qualificado. O GT, instituído pela Portaria Cofen nº 63/2025, foi criado para reformular essas ouvidorias, visando aprimorar os serviços prestados tanto à sociedade quanto aos profissionais de Enfermagem.
Para Eduardo Fernando, chefe da Ouvidoria-Geral do Cofen, as reuniões mensais desempenham um papel fundamental na consolidação do trabalho desenvolvido pela Ouvidoria dentro do Sistema. “Esses encontros são essenciais para alinharmos processos, compartilharmos desafios e aprimorarmos continuamente o atendimento oferecido aos profissionais de Enfermagem e à sociedade”, afirmou.
Também foram identificados e discutidos os pontos que exigem maior atenção e aprofundamento para a implementação de soluções eficazes.
Fonte: Ascom/Cofen