Palestra aborda mercado de trabalho da Enfermagem pós pandemia

Representantes do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai compartilharam experiências e expectativas de cada país

15.09.2022

Representantes de entidades da Enfermagem de países latino-americanos marcaram presença no evento

O terceiro dia do 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos recebeu a palestra “Perspectivas para o mercado de trabalho da Enfermagem na América Latina pós pandemia”. A atividade traçou um panorama sobre o cenário da profissão pós pandemia, apresentando o ponto de vista de países da américa latina. A discussão foi mediada pelo enfermeiro da Câmara Técnica de Fiscalização do Conselho Federal de Enfermagem (CTFIS/Cofen), Walkírio Almeida.

A palestra contou com a presença de representantes de entidades da Enfermagem de países latino-americanos. A enfermeira Claudia Moreno da Federación Argentina de Enfermeria expôs a visão geral dos dados de Enfermagem em seu país. “Precisamos de direitos, salários e capacitação para atender bem e cuidar de nossa saúde mental. É necessário se cuidar para poder cuidar”, declarou.

Atividade traçou um panorama sobre o cenário da profissão pós pandemia

A palestrante Mirna Gallardo, da Associação Paraguaia de Enfermeria, se solidarizou com o cenário que a Enfermagem brasileira enfrenta diante da suspensão da lei do piso salarial. Ela compartilhou conquistas que a Enfermagem paraguaia tem obtido, como o projeto de carreira profissional que ajusta salário dos profissionais de acordo com seu tempo de trabalho.

O assessor do Cofen Claudio Porto explica que a pandemia trouxe evidência ao trabalho da Enfermagem para a sociedade. Ao longo dos anos a profissão vem evoluindo cada vez mais, acelerada pela necessidade de avanços em tecnologia e cuidado. “O enfermeiro brasileiro precisa atualizar seus conhecimentos na ciência e tecnologia, desenvolvendo autonomia para ser sempre protagonista. Sabre trabalhar com indicadores em gestão a fim de garantir o espaço da categoria”, disse.

Encerrando as discussões da mesa, a presidente da Federação Panamericana da Enfermagem (Feppen) Maria Concepción Chávez, falou sobre a importância do trabalho em conjunto na busca de melhorias para a Enfermagem na América Latina. “Unir dados, estudos e forças para superar desafios e atingir nossos objetivos”, finalizou.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais