Palestra apresenta desafios e ações do Cofen na pandemia

Manoel Neri, ex-presidente do Cofen e atual dirigente do Coren-RO, proferiu palestra, com transmissão ao vivo na TV CBCENF

28.09.2021

Manoel falou sobre medidas implantadas em resposta à pandemia

Os desafios do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) durante a pandemia foram destaque na manhã desta terça-feira (28) no 23º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). A palestra, transmitida no site www.23cbcenf.com.br, foi proferida pelo enfermeiro Manoel Neri, atual dirigente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) e presidente do Cofen em 2020, quando foi deflagrada a emergência sanitária global da Covid-19, que reconfigurou a saúde, economia e relações sociais.

Apresentado pelo conselheiro federal Leocarlos Cartaxo, Manoel Neri sumariou medidas planejadas e implantadas dentro do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, em resposta à pandemia. “Antes de qualquer coisa, diante da iminência da pandemia, o Cofen instalou um Comitê Gestor de Crise altamente especializado, para orientar as ações estratégicas nos momentos mais críticos. Com isso, conseguimos manter o controle da situação”, afirmou.

Os Conselhos de Enfermagem se notabilizaram pela credibilidade durante a pandemia, sempre com base em evidências científicas, sem se vender ao negacionismo e nem à conveniência política, na avaliação de Neri, que cita uma mudança na percepção das instituições. “Temos avançado em vários aspectos. Dificilmente, por exemplo, os Conselhos não são convidados a opinar em decisões e orientações de órgãos competentes sobre saúde pública”.

Manoel lembrou ainda que, no início da pandemia, quando havia escassez de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em todo o mundo, o Cofen realizou uma licitação emergencial e fez a doação de 300 mil máscaras PFF2 para profissionais de Enfermagem que estavam na linha de frente. “Essa medida salvou muitas vidas”.

Quando a Covid-19 avançou, o Cofen criou o Observatório da Enfermagem, para contabilizar as infecções e as mortes entre trabalhadores da categoria. O observatório se tornou o maior banco de dados do gênero no mundo e ajudará na compreensão do tamanho dessa tragédia. Também foi criado o programa Enfermagem Solidária, que tem o objetivo de dar acolhimento aos profissionais da linha de frente que precisam de apoio emocional. O canal ofereceu uma média de 130 atendimentos por dia nos primeiros meses de implementação.

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais