Palestra sensibiliza profissionais na arte do cuidar

"Técnica é fundamental, mas apenas o começo", destaca conferencista

16.09.2015

A palestrante fez uma grande reflexão sobre o comportamento humano e destacou a importância das relações terapêuticas na saúde
A palestrante fez uma grande reflexão sobre o comportamento humano e destacou a importância das relações terapêuticas na saúde

Consciência da ação é a resposta. Técnica é fundamental, mas apenas o começo. Esse foi o foco da palestra ministrada na manhã de quarta (16/9) no 18º CBCENF, pela conferencista Maria Júlia Paes da Silva/EEUSP. Com o tema “A arte sensível do cuidado: a ética e a estética nas relações interpessoais da enfermagem”, a palestra reuniu centenas de congressistas no Teatro Pedra do Reino.

A palestrante fez uma grande reflexão sobre o comportamento humano e destacou a importância das relações terapêuticas na saúde, como momentos cognoscitivo, operativo, afetivo e ético-religioso. “O grande desafio da Enfermagem é o cuidar. Cada ação do profissional de enfermagem faz a diferença, ressaltou Maria Júlia que foi aplaudida de pé pelos congressistas, diante do conteúdo apresentado e da sensibilidade passada. Para a enfermeira paraibana Marcia Abath, cuidar é uma doação. “Ganhamos muito mais com o toque e o olhar em comparação com a parte técnica”, expôs emocionada.

No encerramento da palestra, a vice-presidente do Cofen, Irene Ferreira ressaltou a importância de não desistir de uma enfermagem humanizada. “É possível não ser consumido pelo trabalho exaustivo e aprender a lidar com o afeto”, salientou.

 

 

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais