Pesquisa revela dados sobre demografia dos núcleos de segurança do paciente

Estudo será apresentado durante cerimônia de comemoração aos cinco anos da SOBRASP

07.12.2022

A Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP) realiza, nesta quinta-feira (08/12), cerimônia de comemoração aos cinco anos da SOBRASP com a divulgação dos resultados da pesquisa “Demografia dos Núcleos de Segurança do Paciente no Brasil”.

O estudo mostra um retrato atual dos núcleos de segurança do paciente do país a partir de dados inéditos fornecidos por 400 serviços de saúde localizados nas cinco regiões do país. Os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) foram criados pela Resolução da Anvisa RDC 36/2013, emitida logo após o lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Os NSPs podem ser considerados a célula mater da segurança do paciente nas organizações de saúde brasileiras.A SOBRASP se propôs a traçar este panorama geral utilizando dados primários, de sua própria pesquisa, e dados secundários disponibilizados pela Anvisa, DataSUS e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde. O objetivo é trazer subsídios para o fortalecimento dos NSPs brasileiros, para políticas voltadas à área e para o fortalecimento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).A pesquisa foi conduzida pela equipe do Núcleo de Informações Estratégicas da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e da Segurança do Paciente ao longo de 2022, e respondida por coordenadores de Núcleos de Segurança do Paciente das instituições ou diretores técnicos da unidade de saúde.

A cerimônia acontece na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro das 9h às 13h e marca, também, a posse da diretoria do biênio 2023-2024. Acompanhe a transmissão online do evento no link.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais