Pesquisa sobre intervalo ideal de vacinação vence prêmio de matemática aplicada

Pesquisa vencedor do prêmio Kepler 2024 utilizou modelo matemático para determinar intervalo entre a primeira e a segunda doses da vacina contra covid-19

23.07.2024

Modelo matemático para otimizar a eficácia da vacinação contra covid-19, prevendo intervalo ideal entre a primeira e a segunda doses é o ganhador do Prêmio Johannes Kepler 2024, oferecido pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC). O estudo Optimized delay of the second Covid-19 vaccine dose reduces ICU admissions foi publicada na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (IMECC-Unicamp), Universidade de São Paulo (ICMC-USP) e Fundação Getúlio Vargas (FGV EMAp).

A pesquisa criou um modelo matemático que usa a taxa de hospitalização como métrica para determinar o melhor momento para aplicar a segunda dose da vacinam, considerando as informações disponíveis sobre a eficácia, disponibilidade e grupos de maior risco para a doença. O estudo concluiu que, no contexto de escassez de vacina, adiar a segunda dose poderia ser uma estratégia eficaz para aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde.

A eficácia dessa estratégia dependia da cepa de covid-19 em circulação. No início do período de vacinação, a cepa predominante era mais sensível à primeira dose, o que poderia justificar o adiamento da segunda dose. O modelo matemático desenvolvido foi adaptado para identificar áreas com maior demanda por leitos de UTI em São Paulo e para definir estratégias de testagem sistemática para covid-19.

“Em tempos de negacionismo científico, é relevante a contribuição interdisciplinar para otimizar a eficácia da vacinação”, parabeniza a professora Dorisdaia Humerez, Câmara Técnica de Educação, Pesquisa e Inovação em Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem.

O Prêmio Kepler é concedido desde 2020 pela Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) para estimular a produção científica nacional de excelência em Matemática Aplicada, com características multidisciplinares. Podem concorrer ao prêmio artigos científicos publicados em revistas de circulação internacional. Pelo menos um dos autores deve atuar profissionalmente no Brasil e pelo menos dois dos autores devem ter formação em áreas de pesquisa distintas, tendo uma delas estreita ligação com a Matemática.

 

 

Fonte: Ascom/Cofen, com informações da SBMAC

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais