PIAUÍ: DEPUTADOS APÓIAM PROJETO DE REDUÇÃO DE JORNADA DE TRABALHO

Profissionais de Enfermagem estiveram reunidos hoje (20) com parlamentares para solicitarem apoio da bancada federal para aprovação do projeto de lei da redução da jornada de trabalho da categoria. A ação teve iniciativa do COREN/PI, ABEn/PI, ABENFO/PI e Sindicato dos Profissionais, entidades que representam os enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem. A reunião, que contou também com a presença do governador em exercício Wilson Martins, teve como objetivo apresentar aos parlamentares as razões que justificam o projeto que prevê redução de 40 para 30 horas semanais.

20.11.2009

Profissionais de Enfermagem estiveram reunidos hoje (20) com parlamentares para solicitarem apoio da bancada federal para aprovação do projeto de lei da redução da jornada de trabalho da categoria. A ação teve iniciativa do COREN/PI, ABEn/PI, ABENFO/PI e Sindicato dos Profissionais, entidades que representam os enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem.

A reunião, que contou também com a presença do governador em exercício Wilson Martins, teve como objetivo apresentar aos parlamentares as razões que justificam o projeto que prevê redução de 40 para 30 horas semanais.

O encontro contou com a presença dos deputados Júlio César, Elizeu Aguiar, Osmar Júnior, Átila Lira, Marcelo Castro e Paes Landim; além do deputado e secretário de Educação, Antônio José Medeiros. Participaram também os deputados estaduais Themístocles Filho, Lílian Martins e Edson Ferreira. A mobilização dos deputados ficou a cargo do vereador da cidade de Floriano, Lauro César, que é enfermeiro.

Segundo a presidente do COREN/PI, enfermeira Fátima Sampaio, o projeto já tramitou em todas as Comissões e agora precisa ser colocado em pauta para então ser votado. “Esse projeto acompanha o tratamento especial que diversas categorias obtiveram, em virtude das peculiaridades do exercício de seu trabalho. No caso dos profissionais da Enfermagem, que têm rotinas extremamente desgastantes, seria evidente o benefício da implementação desta medida”, explicou.

Os parlamentares manifestaram total apoio ao projeto e assinaram documento formalizando o compromisso. Para o deputado Elizeu Aguiar, a proposta permeia uma solicitação justa visto que o trabalho na área da saúde requer muitos cuidados e que o profissional precisa estar bem para atuar diariamente na rotina conturbada de urgência e emergência dos hospitais.

De acordo com Sheila Coelho, presidente da ABEn/PI, 58% dos trabalhadores em saúde do Brasil são profissionais de Enfermagem e eles são os que atuam de forma mais direta na assistência aos pacientes. “É preciso garantirmos segurança e qualidade no atendimento, por isso é necessário a redução na sobrecarga de trabalho”.

Fonte: COREN-PI

Compartilhe

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais