PL propõe Dia Nacional de Luta Pela Valorização da Enfermagem

o dia 30 de junho marcou a defesa de bandeiras históricas da Enfermagem

14.07.2021

O deputado federal Célio Studart (PV-CE) apresentou, nesta terça-feira (13), projeto de lei que institui o Dia Nacional de Luta Pela Valorização da Enfermagem. O 30 de junho se tornou um marco histórico para a categoria, que soma cerca de 2,5 milhões de profissionais em atuação no país.

Na data, enfermeiros, técnicos e auxiliares de todo o Brasil realizaram uma grande mobilização pela aprovação do PL 2564/2020, que institui um piso salarial e carga horária de 30 horas semanais. A categoria pressiona o presidente do Senado a pautá-lo em Plenário.

A instituição da data no calendário nacional foi sugestão da presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren-CE).

Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Enfermagem no Congresso Nacional, Célio, defende a valorização da classe e a luta por seus direitos. “Sem esses profissionais não há assistência à saúde, e mesmo assim ainda não há o reconhecimento merecido. A Enfermagem não falta ao Brasil, mas o Brasil falta à Enfermagem”, alertou.

Para o deputado, em virtude da gravidade da situação dos profissionais de Enfermagem, as mobilizações em defesa dos seus direitos são mais que justas – se apresentam como essenciais para o fortalecimento dos serviços de atendimento à saúde no Brasil.

Campanha Nacional – O Cofen lançou campanha de valorização e tem atuado junto ao Congresso Nacional para sensibilizar senadores e deputados, pedindo celeridade na aprovação do PL de autoria do senador Fabiano Contarato (REDE-ES), que recebeu parecer favorável da relatora e obteve as assinaturas necessárias para que entre em pauta pelo Senado. O projeto recebeu quase uma centena de pedidos de urgência, mas segue sem data de votação definida.

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Federal de Enfermagem

SCLN Qd. 304, Lote 09, Bl. E, Asa Norte, Brasília – DF

61 3329-5800 | FAX 61 3329-5801


Horário de atendimento ao público

De segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Contato dos Regionais